sábado, 8 de agosto de 2009

Exposição no Jeu de Paume - a colecção Martin Parr

A Galeria do Jeu de Paume, em Paris, tem até 27 de Setembro patente a exposição "Planète Parr. La collection de Martin Parr". Organizada pela Haus der Kunst de Munique, em colaboração com o Jeu de Paume, ela apresenta pela primeira vez a rica colecção de livros sobre fotografia e de fotografias de Martin Parr, acompanhada de parte da sua colecção de objectos variados.

Alguns dos seus trabalhos mais recentes, como as séries "Luxury" e "Small World" também estão patentes. Este fotógrafo, membro da mítica agência Magnum. define-se como " um colecionador, editor e fotógrafo" e brinca ironicamente com a ideia feita do inglês extravagante que gosta de acumular todo o tipo de objectos.

Entre a sua colecção de objectos, Parr acumulou uma série enorme de relógios - de pulso, de bolso, de mesa, de caixa alta, despertadores.... todos com um ponto em comum - terem no mostrador alguém célebre ou a evocação de um acontecimento histórico.

Alguma coisa "verdadeira", mas também muito "falso". Que, no contexto devido, não deixa de ser "verdadeiro".

No Jeu de Paume, podem apreciar-se despertadores comemorando as vitórias espaciais soviéticas com Gagarine, outros com as efígies de Mao Zedong, de Estaline e, mais recentemente, de Barak Obama. Os relógios com Bin Laden ou de Saddam Hussein também não podiam faltar. A favor e contra as personagens. Parr escreveu mesmo um livro sobre os relógios do deposto e executado ditador iraquiano.

O relógio como objecto e meio de propaganda, no seu esplendor.

Martin Parr, a trabalhar, no Brasil



Galeria du Jeu de Paume, Place de la Concorde, Paris, até 27 de Setembro.
Aberto terças-feiras das 12h à 21h, de quartas a sextas das 12h às 19h, sábados e domingos das 10h às 19h. Encerra às segundas.

Sem comentários:

Enviar um comentário