quarta-feira, 1 de julho de 2009

Lançamento mundial - Swatch "the Artist Collection"

Veneza foi, durante três dias, o palco escolhido pela Swatch para o lançamento da sua "the Artist Collection". Um dos pontos altos do evento foi a conferência de imprensa de Nikolas Hayek, Chairman do Swatch Group, acompanhado do filho e CEO da companhia, Nick Hayek, e de Arlette-Elsa Emch, recentemente nomeada Presidente da marca Swatch. A reafirmação da histórica ligação da marca ao mundo da arte - iniciada em 1985, no Centro Pompidou em Paris, quando a Swatch realizou o seu primeiro relógio fruto de um desafio lançado a um artista - foi um dos temas centrais das intervenções. O desafio de comemorar 500 milhões de Swatch produzidos (depois de há dois anos ter celebrado os 333 milhões) foi considerado pouco ambicioso por Nikolas Hayek. "Chegar aos mil milhões, isso sim, será um feito!"

Depois de, já este ano, ter lançado uma série de modelos inspirados na obra de Grems, um artista urbano, foi agora a vez de outros criadores contemporâneos darem asas à imaginação tendo como tela uma superfície branca na forma de um relógio de pulso...

Billyy the Artist, um nova-iorquino que se reclama de uma escola "primitiva urbana"; Ted Scapa, um suíço que já tem colaborado noutras criações Swatch (faz, por exemplo, os cartazes do Festival de Jazz de Montreux, para o qual a Swatch produz sempre edições especiais neles inspiradas); e Matthew Langille, outro nova-iorquino que começou por ser soprador de vidro, produziram os relógios agora lançados em Veneza, num evento que deu a conhecer a CreArt 2009 Collection.

Na noite de terça-feira, depois da conferência de imprensa, a Praça de São Marcos encheu-se para ouvir um concerto dos suíços The Young Gods. Foi ao som deles que Billy the Artist arranjou inspiração e força física para, em 45 minutos, e utilizando mesmo um andaime, pintar um mural de 10 metros de comprimento por três de altura, no seu estilo inconfundível.

A colecção está mundialmente disponível desde hoje.

O fundador e Chairman do Swatch Group, tendo o filho ao lado, na conferência de imprensa no La Fenice.

Arlette-Elsa Emch, recém-nomeada Presidente da marca Swatch, com Nikolas HayekHoje de manhã, cartaz anunciando a nova colecção, na Praça de São Marcos.

Aspectos do evento, na noite de terça-feira.

Da esquerda para a direita, Matthew Langille, Ted Scapa e Billy the Artist

Billy the Artist no meio do processo criativo.

O mural já desenhado, Billy the Artist chama Arlette-Elsa Emch ao palco.


Os relógios:

Afterdark (Billy the Artist)

Morning Glow (Billy the Artist) Pink Ride (Ted Scapa)

Big Ride (Ted Scapa)
Snuggle Bunch (Mathew Langille)
Floating Away (Mathew Langille)

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