“Mentors”, a colecção de gama alta da marca Confrérie Horlogère acaba de apresentar aquilo que classifica de "calibre prodigioso", nascido de pesquisa pioneira no campo da mecânica e da engenharia. Surge assim “La Clef du Temps”, um relógio com Turbilhão, com calibre de carga manual.
A ideia para este calibre único surgiu quando Mathias Buttet – fundador da Confrérie Horlogère – foi abordado no sentido de participar no leilão Only Watch 09, um evento que ocorre de dois em dois anos, a fim de recolher fundos para ajudar crianças afectadas por distrofia muscular. Como ja aqui fizemos referencia, em http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=3779601435943969235&postID=6676731062322063871
Sensibilizado pelos efeitos da doença, Mathias Buttet desenvolveu um relógio de pulso capaz de fazer o tempo mais longo para aqueles que não têm muito dele por viver.
O protótipo desenvolvido, que será doado para o leilão Only Watch 09, foi enriquecido com uma função suplementar, permitindo encurtar o tempo, se assim se quiser.
Esta extraordinária peça mecânica reune em si dois conceitos básicos, embora provocadores: a ideia de que "o verdadeiro luxo e a única riqueza, nos nossos dias, estão na possibilidade de cada um poder gerir o seu tempo".
O modelo "La Clef du Temps" é limitado a 24 exemplares, "correspondendo a 24 pessoas que terão o privilégio de possuir a chave do Tempo em cada um dos 24 diferentes fusos horários", explica o autor.
“La Clef du Temps” alberga um sofisticado mecanismo que permite ao seu utilizador "modular a velocidade" do tempo, dando-lhe o privilégio de "desafiar o ritmo dos deuses". Tudo através do accionar de um botão com três posições, oposto às 10 horas, que altera a velocidade de funcionamento dos ponteiros das horas e dos minutos (estes últimos dispostos às 2 horas).
Na posição 1, a passagem do tempo reduz-se para metade (para que o valor de uma hora normal apareça como meia hora no mostrador de “La Clef du Temps”).
Na posição 2, o ritmo do tempo permanece inalterado (isto é, as horas duram horas).
Na posição 3, o ritmo do tempo acelera para o dobro (para que meia hora seja assinalada como uma hora no mostrador de "La Clef du Temps”).
"Assim, pode fazer-se que momentos de prazer durem o dobro do tempo, enquanto os desagradáveis duram apenas metade, havendo sempre a opção de se regressar ao tempo real", diz o relojoeiro. A memória mecãnica do relógio permite que as suas indicações de tempo permaneçam nas posições 1 e 3 enquanto o seu utilizador quiser, dado que basta um posicionamento na 2 para que os ponteiros das horas e dos minutos sejam recolocados no tempo real.
O "La Clef Du Temps" tem Segundos Retrógrados e indicador de Reserva de Corda. O calibre, na forma de um cérebro humano, vem numa caixa futurista, tipo nave espacial. Tem autonomia de 80 horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário