segunda-feira, 27 de julho de 2009

Em primeira mão: Lugi Macaluso (Girard-Perregaux) lança novo Campeonato do Mundo de Karting


Lugi Macaluso, Presidente da CIK-FIA e dono das manufacturas relojoeiras Girard-Perregaux e JeanRichard.

O FIA World Motor Sport Council (o orgão máximo mundial do desporto automóvel) acaba de dar luz verde ao CIK-FIA, o organismo internacional que superintende sobre o Karting, para que desenvolva um novo Campeonato do Mundo de Karting, destinado a jovens condutores com menos de 18 anos. A nova competição complementa o actual Campeonato do Mundo de Karting da CIK-FIA Karting World, que é aberto a todas as idades.
Programado para começar em 2010, o novo Campeonato envolverá três eventos que deverão ocorrer nos meses de Verão, quando os pilotos com menos de 18 anos têm mais possibilidade de participar. Será também apoiada a criação de uma Academia de Karting para pilotos entre os 13 e os 15 anos.

A ideia do novo Campeonato do Mundo de Karting, bem como da Escola de Pilotagem é apadrinhada por Luigi Macaluso, Presidente da CIK-FIA. Ele próprio antigo piloto, várias vezes vencedor de rallies, o italiano Macaluso é o principal accionista do Sowind Group, que detém as manufacturas relojoeiras suíças Girard-Perregaux e JeanRichard. É pois provável que alguma das suas marcas de relógios se venha a associar à nova prova.

Em primeira mão para Portugal, extractos da entrevista que Lugi Macaluso deu ao orgão da FIA, e que nos foi cedida pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK):

Porquê criar um novo Campeonato do Mundo?

"O Karting é a base do Desporto Motorizado. A maior parte dos condutores desportivos começam as suas carreiras nas provas de Karting e esse representa o primeiro passo natural na progressão da carreira. No entanto, nos últimos anos o Karting ao mais alto nível tornou-se mais especializado, com pilotos profissionais e custos cada vez mais elevados.

"O preço de uma temporada em Karting de alto nível é comparável a uma época num escalão inferior na categoria de mono-lugares. O nível de profissionalismo e envolvimento de certas equipas tornou-se tal que alguns pilotos já não têm hipóteses de serem competitivos, ou são simplesmente incapazes de financiar as suas participações.

"Embora o crescente profissionalismo seja bom para o desporto, ele também coloca barreiras à entrada de condutores que procuram progredir nos vários níveis.

"No Campeonato do Mundo CIK-FIA, a idade dos pilotos está constantemente a aumentar. Era de 22 anos em 2008, e os últimos cinco vencedores tinham uma média de 26 anos. Os actuais níveis de pilotagem e os karts tecnologicamente muito avançados são na verdade coisas excelentes, mas essa tendência faz afastar o Karting do seu estatuto como campo de aprendizagem do Desporto Motorizado.

"Com os altos custos envolvidos, o número de participanyes está também a diminuir: eram 160 inscrições no Campeonato do Mundo de 2000, mas apenas 49 na edição de 2008.

"O novo Campeonato oferecerá uma série de eventos de alto nível, mas acessíveis a todos os pilotos com idade inferior a 18 anos, desde que tenham as capacidades e experiência necessárias".

Isso trará uma sobreposição aos Campeonatos de Karting da CIK-FIA?

"De maneira nenhuma. Não há intenção de apagar o actual Campeonato para o substituir por uma nova fórmula. O Karting internacional de alto nível não está a enfraquecer-se: o Campeonato do Mundo continua a ser um evento de topo e os Campeonatos continentais CIK-FIA e as Taças do Mundo continuam a ter muito sucesso.

"A actual categoria de topo do Karting, o Super KF, continuará a ser uma montra da excelência técnica para os fabricantes, mas devemos também assegurar que o Karting moderno continua fiel às suas raízes, daí a necessidade de garantir que ele é acessível ao amior número possível de pessoas, especialmente as mais jovens. O CIK e a FIA querem acrescentar aos actuais Campeonatos outro programa de corridas que trará novas ideias e será portadora de estatuto, mas a baixo custo".

Que novas ideias?

"A ideia é oferecer mais do que uma simples corrida ou corridas de testes e integrar treino educacional no programa dos eventos. Isso incluirá seminários destinados a tornar os pilotos sensíveis às iniciativas da FIA que sublinham valores como desportivismo, fair play, igualdade, responsabilidade social e segurança, para além de despertar as suas consciências para os problemas ambientais".

Porquê?

"A CIK-FIA já tomou medidas na direcção da limitação de custos, mas até agora isso não tem sido suficiente, para não falar da situação económica das famílias e das equipas, que se deterioraram devido ao actual clima de crise. Devemos ter a coragem de tomar decisões importantes, e embora este conceito explore novos caminhos que poderão parecer revolucionários para a comunidade do Karting, elas são simplesmente destinadas a dar uma imagem do Karting que é mais consentânea com as suas raízes, revivendo a capacidade de captação de jovens talentos para a competição e contribuindo para educar jovens pilotos.

"É compreensível que os fabricantes precisem de uma montra tecnológica mas o Karting é essencialmente um desporto para condutores, e o mundo espera que o Karting de alto nível revele os talentos de amanhã, os próximos Hamilton, Räikkönen, Kubica, Button, Alonso, etc. Também deveria ser a expressão de uma plataforma que permita a qualquer um praticar Desporto Motorizado a baixo custo".


Lugi Macaluso no último Salão Internacional de Alta Relojoaria, em Genebra, onde as suas marcas Girard-Perregaux e JeanRichard estão presentes.

Que medidas concretas de redução de custos serão tomadas?

"Quanto aos motores, o desejo natural de ser mais competitivo leva a uma situação cada vez mais dispendiosa. A solução mais apropriada para controlar custos é assim a adopção de um único motor por um período mínimo de três anos. Isso cobre todo o motor e partes relacionadas, incluindo carburador, exaustor, ignição e sistema de refrigeração.

"A distribuição de motores pode ser feita por sorteio. A escola de um único tipo de pneu tem sido de há muito a práctica da CIK-FIA, com resultados muito positivos. Isso garante a igualdade de oprtunidades e uma grande redução de custos, porque os fornecedores vão ao ponto de oferecer os pneus, de graça, a todos os pilotos".

Para quê criar, ao mesmo tempo, uma Academia CIK-FIA?

"Por várias razões. Primeiro, envolverá pilotos ainda mais jovens do que os participantes no novo Campeonato do Mundo, isto é, pilotos de 13 ou 14 anos. Depois, vemos isso como uma etapa preliminar antes do Campeonato do Mundo e queremos que ela seja o mais barato possível. Daí termos criado a opção de um só kart colocado á disposição do piloto, segundo o princípio de "arrive & drive". A Academia destina-se a proporcionar o treino ideal a jovens pilotos da cena internacional e a abrir portas do Cameponato do Mundo àqueles que se mostrarem mais aptos.
A importância do Karting como escola de treino deve ser sublinhada - uma escola que enaltece tanto os valores do desporto como da vida - e devemos assim proporcionar um Campeonato do Mundo que volte a ser acessível ao maior número de pessoas e seja apelativo para novos e jovens pilotos".


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