quinta-feira, 18 de junho de 2009

Relógios Girard-Perregaux e JeanRichard explicam estratégia


Stefano Macaluso, Vice-Presidente da Girard-Perregaux, esteve em Lisboa para contacto directo com a rede de retalho portuguesa (seis pontos de venda) e explicar a estratégia a curto e médio prazo do Sowind Group, de que a manufactura de La Chaux-de-Fond faz parte.
Segundo o filho mais velho de Luigi Macaluso, o Presidente do grupo desde que o adquiriu, em 1992, a estratégia passa, em tempos de crise, por "concentrar os esforços naquilo que é essencial". E explicou: "A Girard-Perregaux, com a sua forte tradição manufactureira, vai dedicar-se cada vez mais aos modelos clássicos e às grandes complicações". Já a outra marca do grupo, a JeanRichard, que nos últimos anos desenvolveu calibres próprios, "vai concentrar-se numa linha cada vez mais desportiva".
Quanto ao mercado feminino, "ele é cada vez mais importante, já que há dez anos representava para nós apenas 10 por cento e hoje está nos 30 por cento".
Na política de preços, Luigi Macaluso diz que a Girard-Perregaux "tem mais facilidade em explicar os seus, pois é desde sempre uma manufactura, equipa os seus relógios com calibres próprios, e a JeanRichard começa a ser preferida pelas mesmas razões". Isto em comparação com marcas que "praticaram nos últimos anos preços exagerados e vendendo relógios com calibres ETA, não tendo agora muito espaço de manobra para os aumentar ainda mais quando passam a ter também elas movimentos próprios".
O Sowind Group inclui as marcas de Alta Relojoaria Girard-Perregaux e JeanRichard (três pontos de venda em Portugal), um centro de pesquisa e desenvolvimento, bem como a manufactura Sowind, onde se fabricam calibres topo de gama. Em Junho de 2008 o grupo de luxo francês PPR anunciou a entrada de capital no Sowind, com uma quota de 23 por cento. Luigi Macaluso manteve-se como Presidente e o seu filho mais novo, Massimo Macaluso, como Vice-Presidente para a JeanRichard.
"A participação do PPR no capital não significou qualquer perda de identidade, antes nos deu vantagens quanto a uma maior solidês financeira para enfrentar as dificuldades actuais", diz Stefano. "Mas a parceria trouxe outras vantagens, estamos a fornecer calibres para a Boucheron, e isso poderá vir a ocorrer também para marcas de moda do grupo PPR". À semelhança do resto da indústria relojoeira helvética, também o Sowind Group se viu obrigado recentemente à redução de pessoal, neste caso 25 elementos.
As raizes da Girard-Perregaux remontam a 1791. É uma das mais respeitadas e reconhecidas manufacturas suíças. Tem cerca de 300 empregados, 550 pontos de venda a nível mundial e produz anualmente cerca de 20 mil relógios.
O grupo PPR, presidido por François-Henri Pinault, tem um portfolio que inclui marcas como Fnac, La Redoute, Conforama, Gucci, Bottega Veneta, Yves Saint Laurent, YSL Beauté, Balenciaga, Boucheron, Sergio Rossi, Alexander McQueen e Stella McCartney. Tem 93 mil funcionários e está representado em 90 países, gerando anualmente um volume de negócios da ordem dos 20 mil milhões de euros.
O Girard-Perregaux 1966 é um calendário anual, com Equação do Tempo, calibre automático, caixa em ouro rosa, de 40 mm.

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