terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Portugal aumentou valor das importações de relógios suíços em 2012


Pela primeira vez na sua história, a indústria relojoeira suíça ultrapassou em 2012 os 20 mil milhões de francos suíços nas exportações. Isto apesar de Dezembro ter registado uma quebra de 5,6 por cento em relação a mês homólogo de 2011.

O valor das exportações, de Janeiro a Dezembro, chegou aos 21,4 mil milhões de francos suíços, mais 10,9 por cento, mas observadores já tinham feito notar o abrandamento a nível mundial na procura - reflectindo-se isso no resultado do último mês do ano - "apenas" 1,8 mil milhões.

Em Dezembro, Portugal, 24º mercado das exportações relojoeiras helvéticas, comprou 10,7 milhões de francos suíços, um aumento de 13,9 por cento em relação a Dezembro de 2011.

Já no acumulado, descendo para o 26º lugar, Portugal aumentou mesmo assim as compras de relógios à Suíça (110,6 milhões de francos - 3,4 por cento de aumento).

Facto notável atendendo à crise e à diminuição global das importações. As compras por parte de estrangeiros - angolanos, brasileiros, chineses, russos... - especialmente em Lisboa, continuam a sustentar a procura, num mercado interno praticamente paralisado.

Sem comentários:

Enviar um comentário