sábado, 12 de abril de 2025

Os relógios Cvstos no Relógios & Canetas online


As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui

Meditações - larks are plowmen’s clocks

Love's Labours Lost

When daisies pied and violets blue
   And lady-smocks all silver-white
And cuckoo-buds of yellow hue
   Do paint the meadows with delight,
The cuckoo then, on every tree,
Mocks married men; for thus sings he,
                         Cuckoo;
Cuckoo, cuckoo: Oh word of fear,
Unpleasing to a married ear!

When shepherds pipe on oaten straws,
   And merry larks are plowmen’s clocks,
When turtles tread, and rooks, and daws,
   And maidens bleach their summer smocks,
The cuckoo then, on every tree,
Mocks married men; for thus sings he,
                         Cuckoo;
Cuckoo, cuckoo: Oh word of fear,
Unpleasing to a married ear!

William Shakespeare

Os relógios Cuervo y Sobrinos no Relógios & Canetas online


As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui

Montblanc Meisterstück para leitor do Anuário Relógios & Canetas


As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui

Relojoeiro construtor Aurélio Romero, Lisboa, 1913

Notícia do jornal O Paiz, Rio de Janeiro, de Janeiro de 1913, citando o Diário de Notícias, de Lisboa. (Contribuição de Carlos Torres) Sobre Aurélio Romero, ver ainda aqui

Os relógios Chopard no Relógios & Canetas online


As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui

Meditações - formas de contar o tempo


 André Tecedeiro, no livro “A axila de Egon Schiele”. (Editora Macondo; 1.ª edição [2021]). Visto aqui

Os relógios Charles Girardier no Relógios & Canetas online


As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui

Anuário Relógios & Canetas - descontos na rede Solares de Portugal


As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui

Meditações - O cronómetro e o canhão

Brief reflection on accuracy

Fish

    always accurately know where to move and when,

    and likewise

    birds have an accurate built-in time sense

    and orientation.

 

Humanity, however,

    lacking such instincts resorts to scientific

    research. Its nature is illustrated by the following

    occurrence.

 

A certain soldier

    had to fire a cannon at six o’clock sharp every evening.

    Being a soldier he did so. When his accuracy was

    investigated he explained:

 

I go by

    the absolutely accurate chronometer in the window

    of the clockmaker down in the city. Every day at seventeen

    forty-five I set my watch by it and

    climb the hill where my cannon stands ready.

    At seventeen fifty-nine precisely I step up to the cannon

    and at eighteen hours sharp I fire.

 

And it was clear

    that this method of firing was absolutely accurate.

    All that was left was to check that chronometer. So

    the clockmaker down in the city was questioned about

    his instrument’s accuracy.

 

Oh, said the clockmaker,

    this is one of the most accurate instruments ever. Just imagine,

    for many years now a cannon has been fired at six o’clock sharp.

    And every day I look at this chronometer

    and always it shows exactly six.

 

Chronometers tick and cannon boom.


Miroslav Holub, “Brief reflection on accuracy” from Poems Before & After

Os relógios Chanel no Relógios & Canetas online


As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui

Relógios & Canetas online Abril - Os 350 anos do espiral de Huygens em exposição no Museu Internacional de Relojoaria de La Chaux-de-Fonds

[...] As primeiras informações chegadas a Portugal sobre os relógios de Huygens

O gosto da corte dos Bragança por relógios de uso pessoal era grande. D. Francisco de Melo e Torres, conde da Ponte e marquês de Sande (1610-1667), no decorrer da sua longa carreira diplomática enquanto embaixador de Portugal em Inglaterra, recebeu da nobreza portuguesa encomendas várias, nomeadamente de relógios. Diz-nos Theresa M. Schedel de Castello Branco: “Além das compras que fazia para si, não faltava ocupação ao Embaixador com as encomendas que choviam de Lisboa. A Condessa de Cantanhede entregara-lhe à partida uma lista inesgotável, e constantemente se lembrava de novo objectos, coisas que muitas vezes não se encontravam em Inglaterra. ‘Brincos de alambre’ tinham que vir da Alemanha, ‘fitas de palmo e meio de largo’ é coisa que ‘não se acha em toda a Inglaterra’, só mandando fazer um tear especial, relógios de bracelete ‘não é cousa que aqui vi a nenhuma Senhora, mas escrevo a França e logo virão’. Também relógios de esmalte, que a mesma pretendia, só em França se fabricavam, e os outros que pusera no rol eram ‘tão tamaninos’ que não havia dinheiro que os pagasse […] A encomenda mais usual tanto de homens como de senhoras era de relógios, ou de prata, ou de oiro, e guarnecidos a diamantes, estes últimos, já se vê, para a Condessa de Cantanhede. Os relógios de ouro lisos eram os mais usados, escrevia Melo ao Bispo de Targa. Havia-os trabalhados, mas estes só se faziam de encomenda e eram caros, desde 100 mil réis. O Bispo pediu um dos mais baratos e Melo enviou-lhe um ‘com mostrador de ouro com caixa, e cadeia do mesmo, tudo obra lisa’ que custou 40 mil e seiscentos réis; para o Conde de Miranda foi um com caixa e cadeia de prata, que custou 28 mil e seiscentos réis”. [22]

Em fontes portuguesas, será a primeira vez que são referidos relógios de pulso. Por um lado, a técnica relojoeira tinha permitido a miniaturização dos calibres. Por outro, o relógio de pulso foi, de início, objecto exclusivamente feminino, quando a moda fez subir as mangas e o pulso apareceu como espaço a preencher por este tipo de relógio-jóia. Só a partir da Primeira Guerra Mundial, e por motivos militares (consulta mais prática da hora, em detrimento do modelo de bolso) o relógio de pulso vai lentamente conquistando o público masculino.

Na troca de correspondência entre o marquês de Sande e D. Fernando Teles de Faro, então embaixador de Portugal nos Países Baixos, Theresa M. Schedel de Castello Branco refere: “Curiosa neste contexto é a menção de um dos novos relógios de pêndulo inventados em 1657 por Christian Huighens. D. Fernando Teles de Faro comprara um desses relógios quando chegou a Haia. Melo, que ainda não ouvira falar neles, pedia pormenores. Respondia-lhe D. Fernando: ‘é uma invenção nova, que achou um moço, que aqui há, de boa qualidade, que chamam Mr. De Zulicomen’. Distinguia-se pelo facto de ‘em lugar de volante ter um perpendículo, e faz o movimento das horas, que é só o que mostra. A fábrica é muito pouca e com facilidade se poderá consertar em toda a parte quando quebra, porém, é tão justo que passam dois meses sem que seja necessário adiantá-lo ou atrazá-lo. Mas é necessário que esteja sempre a perpendículo. O que eu tenho é de mola, dá horas, e mostra os minutos, custou-me II livras esterlinas, vai 40 horas. Outros há que mostram também os segundos, e sendo de pesos vão oito dias’” [23] Trata-se também da primeira alusão em fonte portuguesa ao relógio de pêndulo.

O relógio de Teles de Faro era de mesa, tinha de estar sempre na vertical e era de corda, com autonomia para 40 horas. Ele fala ainda da aplicação do pêndulo a relógios cuja força motriz era a gravidade, e que tinham autonomia para oito dias. Apenas com o uso do pêndulo, e com os respectivos ganhos em isocronismo, se torna possível em relojoaria mostrar os segundos.

[22] CASTELO BRANCO, Theresa Schedel, A Vida do Marquês de Sande, 1972, p. 257.

[23] ibidem, pp. 257-258. Christian Huighens ou Huygens nascera em Zuylichem, o que explica o nome de “Zulicomen” dado por D. Fernando Teles de Faro.

Extrato de Correia de Oliveira, Fernando, Introdução do Relógios Mecânico em Portugal, Tese de Mestrado, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 2022, aqui.

A referência feita na carta de D. Fernando Teles de Faro é omissa quanto ao espiral, apenas referindo a novidade do pêndulo. Mas o diplomata não deixará de ter sido um dos primeiros clientes do cientista holandês. Seria, obviamente, interessante, saber o paradeiro deste relógio.








As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui

Meditações - ainda ontem...

Hier encore, j'avais vingt ans

Je caressais le temps, et jouais de la vie

Comme on joue de l'amour, et je vivais la nuit

Sans compter sur mes jours, qui fuyaient dans le temps

J'ai fait tant de projets, qui sont restés en l'air

J'ai fondé tant d'espoirs, qui se sont envolés

Que je reste perdu, ne sachant où aller

Les yeux cherchant le ciel, mais le cœur mis en terre


Hier encore, j'avais vingt ans

Je gaspillais le temps, en croyant l'arrêter

Et pour le retenir, même le devancer

Je n'ai fait que courir, et me suis essoufflé

Ignorant le passé, conjuguant au futur

Je précédais de moi toute conversation

Et donnais mon avis, que je voulais le bon

Pour critiquer le monde, avec désinvolture


Hier encore, j'avais vingt ans

Mais j'ai perdu mon temps à faire des folies

Qui ne me laissent au fond rien de vraiment précis

Que quelques rides au front, et la peur de l'ennui

Car mes amours sont mortes, avant que d'exister

Mes amis sont partis, et ne reviendront pas

Par ma faute j'ai fait le vide autour de moi

Et j'ai gâché ma vie, et mes jeunes années

Du meilleur et du pire, en jetant le meilleur

J'ai figé mes sourires, et j'ai glacé mes pleurs

Où sont-ils à présent...

À présent mes vingt ans ?

 

Charles Aznavour

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Salão Watches and Wonders Geneva 2025 com recorde de marcas e visitantes

O salão Watches and Wonders Geneva 2025 teve uma assistência recorde - mais de 55 mil visitantes ao longo de uma semana (+12% do que em 2024), 6,000 representantes do retalho (+5%), 1,600 jornalistas (+7%), e 23,000 bilhetes vendidos nos dias abertos ao público (+21%). Registaram-se 43,000 dormidas em hotel (+17%) e 12,000 reuniões das 60 marcas presentes com o retalho (+21%).

Do comunicado do salão:

Cyrille Vigneron, President of the Watches and Wonders Geneva Foundation, commented: “Watches and Wonders has established itself not only as a must-attend inter-professional event, but also as a platform for expression for the watchmaking Maisons. The event gives each of them the opportunity to visually express their own universe, to see and wear beautiful creations, and to share a common passion. Media, medium and mediator”.

This creative momentum is reflected in the number of launches and the diversity of the new releases. Some watch brands celebrated their heritage, while others highlighted their iconic collections. Women were in the spotlight, particularly in the jewelry watch segment. The reduction in sizes offers new opportunities for differentiation, through dial textures and colors. The proliferation of skeleton watches also reflects the irresistible appeal of precision engineering. This technical achievement is illustrated by several new world records and premieres.

Many celebrities attended, amongst them Simone Ashley, Usain Bolt, Roger Federer, Carl Lewis and Hans Zimmer. Exhibiting brands, journalists, influencers and YouTubers created added engagement on social networks with the hashtag #watchesandwonders2025 reaching an estimated reach of more than 700 million people prior to the conclusion (+17%).

As this year's guest of honor, younger generations proved receptive. Nearly 10,000 young people were able to discover watchmaking expertise by attending the Salon or though school visits, vocational education presentations and qualifications for the SwissSkills 2025.

The much anticipated In The City program, was also a resounding success. Workshops and guided tours were sold out rapidly. The Watchmaking Village welcomed many students and schools from around Geneva. Thursday evening, the boutique animations kept the magic going running up to the first beats of the Bon Entendeur concert. Crowds of all ages gathered to celebrate this springtime of watchmaking.

EXHIBITING BRANDS

A. LANGE & SÖHNE | ALPINA | ANGELUS | ARMIN STROM | ARNOLD & SON | ARTYA GENEVE | BAUME & MERCIER | BELL & ROSS | BREMONT | BVLGARI | CARTIER | CHANEL | CHARRIOL | CHOPARD | CHRISTIAAN VAN DER KLAAUW | CHRONOSWISS | CYRUS GENÈVE | CZAPEK & CIE | EBERHARD & CO. | FERDINAND BERTHOUD | FREDERIQUE CONSTANT | GENUS | GERALD CHARLES | GRAND SEIKO | GRÖNEFELD | H. MOSER & CIE. | HAUTLENCE | HERMÈS | HUBLOT | HYSEK | HYT | IWC SCHAFFHAUSEN | JAEGERLECOULTRE | KROSS STUDIO | LAURENT FERRIER | LOUIS MOINET | MEISTERSINGER | MONTBLANC | NOMOS GLASHÜTTE | NORQAIN | ORIS | PANERAI | PARMIGIANI FLEURIER | PATEK PHILIPPE | PEQUIGNET | PIAGET | RAYMOND WEIL | RESSENCE | ROGER DUBUIS | ROLEX | RUDIS SYLVA | SPEAKE MARIN | TAG HEUER | TRILOBE | TUDOR | UBOAT | ULYSSE NARDIN | VACHERON CONSTANTIN | VAN CLEEF & ARPELS | ZENITH

ABOUT WATCHES AND WONDERS GENEVA FOUNDATION

Created in September 2022 on the initiative of Rolex, Richemont and Patek Philippe, Watches and Wonders Geneva Foundation (WWGF) is a non-profit foundation based in Geneva. In 2024, three new key members, Chanel, Hermès and LVMH joined the founding members on the WWGF Board. The organization’s mission is to promote watchmaking throughout the world by organizing watchmaking events, with Geneva as flagship event. Today, Watches and Wonders Geneva brings together the world's leading watchmakers, with 60 brands exhibiting and more than 55,000 visitors in 2025.