domingo, 28 de fevereiro de 2021
A relojoaria suiça em 1900
Meditações - a tempo entrei no tempo
A tempo entrei no tempo,
Sem tempo dele sairei:
Homem moderno,
Antigo serei.
Evito o inferno
Contra tempo, eterno
À paz que visei.
Com mais tempo
Terei tempo:
No fim dos tempos serei
Como quem se salva a tempo.
E, entretanto, durei.
Vitorino Nemésio in O Verbo e Morte, 1959
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Meditações - Não dá tempo para que tempo haja no mundo
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
AC / DC – ANTES E DEPOIS DO COVID – UM ANO DE PANDEMIA (TRANSMISSÃO EM DIRECTO, TERÇA-FEIRA, 2 DE MARÇO DE 2021) – COLABORAÇÃO EPHEMERA – MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA
Assinala-se a 2 de Março um ano sobre o primeiro caso detectado de Covid-19 em Portugal. O Arquivo Ephemera, em colaboração com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) tinha marcado para esse dia uma exposição com material recolhido ao longo destes 12 meses, no país e no estrangeiro, focando os objectos, as novas palavras, as referências nas plataformas digitais ligados à pandemia. Mas o confinamento obrigou a adiar essa iniciativa. Isso não impede que se assinale o 2 de Março.
Diz o Ephemera:
"Assim, na próxima terça-feira vamos estar ao vivo, num dos nossos armazéns do Barreiro, respeitando todas as regras de segurança sanitária, num evento que servirá para mostrar algum do material já recolhido, explicar o objectivo da exposição – preservar a memória de um evento que modificou o quotidiano de todos, pensar a forma como se fez ou deverá fazer, nestes casos, comunicação em Ciência.
A exposição aC / dC no MUHNAC ocorrerá logo que seja possível. Mas até lá, vamos levar até si, todos os meses, uma vez por mês, exemplos do material que foi sendo recolhido, numa espécie de making off do evento agora adiado".
Terça-feira, às 11h00 – aC / dC – Um ano de pandemia – Na página do Ephemera no Facebook, e depois no YouTube. E nas restantes plataformas digitais, não só do Ephemera, como do MUHNAC.
Novidades relógios Montblanc - 1858 Monopusher Chronograph Origins Limited Edition 100
A primeira novidade de 2021 da manufactura Montblanc, apoiada no rico espólio da Minerva, marca hoje pertencente ao seu universo e que nos anos 1930 e 1940 dominou no mundo dos cronógrafos.
O Montblanc 1858 Monopusher Chronograph Origins Limited Edition 100 é uma reedição de um cronógrafo militar mono-botão produzido nos anos 1930, e então equipado com um calibre produzido inicialmente para relógios de bolso, o 19-09CH (imagem em baixo).
Meditações - O tempo passa? Não passa
O tempo passa? Não passa
O tempo passa? Não passa
no abismo do coração.
Lá dentro, perdura a graça
do amor, florindo em canção.
O tempo nos aproxima
cada vez mais, nos reduz
a um só verso e uma rima
de mãos e olhos, na luz.
Não há tempo consumido
nem tempo a economizar.
O tempo é todo vestido
de amor e tempo de amar.
O meu tempo e o teu, amada,
transcendem qualquer medida.
Além do amor, não há nada,
amar é o sumo da vida.
São mitos de calendário
tanto o ontem como o agora,
e o teu aniversário
é um nascer a toda hora.
E nosso amor, que brotou
do tempo, não tem idade,
pois só quem ama escutou
o apelo da eternidade.
Carlos Drummond de Andrade
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Os relógios Bovet no Relógios & Canetas online
Meditações - pontualidade e civilização
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Os relógios Bell & Ross no Relógios & Canetas online
Meditações - contra a procrastinação
Do you find there are some tasks that always fall to the bottom of your to-do list? Research suggests it’s less about time management and more about emotions. You put off the task because you’re not in the right mood, then as the deadline approaches, you regret not starting earlier and ultimately feel much worse. Getting out of this “doom loop” requires understanding why you’re putting something off, writes author Dr Travis Bradberry. Is it as simple as needing a snack, or are you dissatisfied with your work? To end the cycle, he suggests breaking a task into smaller chunks, avoiding perfectionism and focusing on how you’ll feel when the task is done.