segunda-feira, 30 de setembro de 2019
Anuário Relógios & Canetas nos 30 anos da Portojóia - uma festa para repetir
O Anuário Relógios & Canetas, a entrar no 23º ano de vida - o que faz dele o mais antigo título do seu género em Portugal - esteve mais uma vez presente na Portojóia. O stand do Anuário, decorado pela Movelvivo Interiores, foi um dos mais concorridos do evento. O espumante Murganheira ajudou a um ambiente profissional, mas descontraído.
Pela primeira vez, o anúncio da short-list ao Grande Prémio de Relojoaria decorreu no âmbito do Programa Oficial da Portojóia. Mafalda Sanches de Baêna, Directora de Marketing e Publicidade do Anuário, e Marina Coelho, membro do júri, encarregaram-se de anunciar os seleccionados em sete categorias.
A celebrar 30 anos, a Portojoia regressou à Exponor com uma edição dedicada ao passado e ao futuro da joalharia portuguesa. Entre 26 e 29 de Setembro, esta que foi a principal montra ibérica de joalharia, ourivesaria e relojoaria, homenageou as raízes do sector e fez a ponte entre a tradição da arte e a visão global do design. Entre os cerca de 150 expositores presentes, foram destacadas algumas das técnicas tradicionais da joalharia portuguesa e outras inspirações interculturais que se projetam globalmente.
"A tradição constrói a cultura de valor associada à joalharia portuguesa e o mundo é a sua nova morada. “Roots and Wings” foi o mote desta 30ª edição que marcou um olhar mais atento para as técnicas tradicionais que diferenciam o setor e as novas tendências que dão aso a uma visão mais global e inovadora", disse a organização do certame. "É nesta dicotomia equilibrada que, em simultâneo, se valorizam as técnicas mais ancestrais e se destacam peças versáteis marcadas pela globalização e interculturalidade. A herança de uma tradição que se vai adaptando aos novos conceitos de consumo, sem nunca perder a sua essência".
“Queriamos que esta edição se diferenciasse de todas as outras. Não só porque comemoramos 30 anos, mas porque sentimos que o sector da joalharia portuguesa se encontra numa dinâmica de constante evolução e adaptação que merece e deve ser divulgada", disse Segundo Carla Maia, Diretora de Marketing da Exponor Exhibitions. "Com o mote escolhido, pretendemos valorizar as marcas tradicionais ao mesmo tempo que damos visibilidade às gerações de designers mais recentes”.
O certame contou com o “Trend Spot” – um espaço onde estiveram em exposição as joias que melhor respondem a quatro tendências: Roots & Wings, Mentes Viajantes, Soft Power – o intelectual rebelde e Espiritualidade – e o “Art & Jewels” – uma iniciativa que a Portojoia lançou na edição passada e que tem como objetivo promover parcerias entre a joalharia e outros setores criativos como a moda, decoração, ilustração e cerâmica.
Um portefólio da Portojóia 2019, da autoria de Anabela Trindade: