Janela para o passado... há 110 anos, telefone Lisboa - Porto a 9 tostões cada três minutos


A Paródia, 30 de Abril de 1903. Onde se anuncia a próxima linha telefónica Lisboa-Porto. E onde se protesta pelo preço (nove tostões cada período de três minutos) e se conclui que o telefone é para ricos - como Carvalho Monteiro (o Monteiro dos Milhões, milionário da época, dono da Regaleira, em Sintra).

Chegado ao mercado - Corum Admiral’s Cup Legend 38


Corum Admiral’s Cup Legend 38. Pavé de diamantes e safiras. Caixa de 38 mm, ouro branco, calibre automático (CO 082), com a massa oscilante decorada. Vidro de safira na frente e no verso.





Chegado ao mercado - Laurent Ferrier Galet Classic aço


Laurent Ferrier Galet Classic. Limitado a 18 exemplares. Equipado com a segunda versão do calibre de carga manual 619.01, da manufactura, com turbilhão de dupla espiral e 80 horas de autonomia. Mostrador, índices e ponteiros de ouro branco. Vidro de safira na frente e no verso.

Chaumet Class One - Proud to be late, o filme


Chaumet Class One: Alma Jodorowsky protagoniza um novo filme publicitário da marca, "Proud to be late". Veja aqui.

Especial para leões - um relógio Sporting Portugal de carga manual, dos anos 60


Está à venda na net um relógio assinado no mostrador Sporting Portugal, uma peça dos anos 60. Tem calibre de carga manual (AS 1560, fabricado em Grenchen, Suíça, pela A. Schild) de 17 rubis. Caixa de 36 mm, de aço, com plaqué ouro. Terá feito parte de uma encomenda especial. Para comemorar a vitória num campeonato? Ou, mais provavelmente, para comemorar a vitória, em 1964, da Taça dos Vencedores de Taças, com o célebre "cantinho do Morais"? Onde estarão outros exemplares? (pista dada por Ralf Wokan)




Chegado ao mercado - relógio Bernhard Lederer The Gargarin Tourbillon


Bernhard Lederer The Gargarin Tourbillon. Edição limitada de 50 exemplares. Um relógio totalmente desenvolvido e produzido in house. Comemora o feito histórico do russo Yuri Garagarin quando, a 12 de Abril de 1961, se tornou no primeiro homem no espaço e o primeiro a orbitar a Terra.

O mostrador do Gagarin Tourbillon é de ouro maciço e gravado à mão, com mapa mundi pintado por cima. O anel do mostrador é em diamante sintético negro. Uma lente incorporada gira à volta da caixa, para apreciar os pormenores.

Num calibre de carga manual, o turbilhão volante faz uma rotação em cada 60 segundos e orbita em 108 minutos (a duração do voo) no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio (leste foi a direcção do voo de Gagarin), parecendo estar seguro por um braço em curva, inspirado na estátua comemorativa do feito, perto de Engels, e com 25 metros de altura. As letras VOSTOK, que querem dizer Leste e o nome da cápasula de Gagarin, estão esculpidas na gaiola do turbilhão.


Chegado(s) ao mercado - Renato


Renato. Destructor Chronograph. Cronógrafos de quartzo, caixas de aço.

Chegado(s) ao mercado - Hermès Argent


Hermès Argent. Linha de jóias de prata - colares, pulseiras e anéis.








Relógio Tissot T-Touch para vencedores do passatempo de fotografia Anuário Relógios & Canetas


Joana Abecasis e  Miguel Pires na Loja Tissot no CC Colombo (fotos Paulo Jorge Figueiredo)

Joana Abecasis e Miguel Pires, vencedores do passatempo organizado pelo Anuário Relógios & Canetas, Tissot e Tempus Internacional, receberam ontem os seus relógios T-Touch na loja da Tissot no Centro Comercial Colombo.


Joana Abecasis, com "Raízes do Tempo", obteve um dos prémios em disputa. Ganhou por isso um Tissot T-Touch Racing Touch. Calibre de quartzo, ecrã táctil, com bússola, cronógrafo com flyback, acumulador de voltas e de tempos de marés, alarme. Estanque até 100 metros. No valor de 549 euros.


Já Miguel Pires, com a fotografia "A ampulheta e o relógio de sol - a dar tempo ao Tempo", foi o outro vencedor. Ganhou um Tissot T-Touch Expert. Calibre de quartzo, ecrã táctil. Bússola, altímetro, cronógrafo, termómetro, alarme, previsão meteorológica. Estanque até 100 metros. No valor de 850 euros.


Sofia Vinagre, gestora Tissot; Sofia Jardim, Relações Públicas da Tempus Internacional, Joana Abecasis


Sofia Vinagre e Joana Abecasis


Sofia Vinagre e Miguel Pires


Os dois vencedores, com a edição mensal online do Anuário Relógios & Canetas, disponível na net e na App Store

Houve cerca de uma centena de fotos apresentadas neste passatempo, que desafiava a que se fotografasse o Tempo. O Júri foi composto por um representante do Anuário Relógios & Canetas, outro da Tempus Internacional, representante da Tissot em Portugal, e Luís Represas, embaixador da marca no país.



Meditações - gastar tempo

Gastar tempo por gastar
é tolice rematada,
não servindo para nada
em nada o tempo gastar!

João de Castro Nunes

Para uma iconografia do tempo em Portugal - Os Huguenotes


Charge de Rafael Bordallo Pinheiro à ópera Les Huguenots, de Meyerbeer, representada no São Carlos, em Lisboa. In A Paródia, de 23 de Janeiro de 1901.

Em Os Maias, de Eça de Queirós, a condessa de Gouvarinho conhece Carlos da Maia no São Carlos, precisamente no intervalo da representação de "Os Huguenotes"

Na ilustração de baixo, igualmente de Rafael Bordallo Pinheiro, mais uma referência à ópera, no número seguinte de A Paródia.

Chegado(s) ao mercado - Luminor Marina 8 Days e Luminor Marina 8 Days Oro Rosso, com novo calibre e autonomia para oito dias


A autonomia de oito dias faz parte da história da Officine Panerai. Entre o final da década de 1940 e o início da década de 1950, a Panerai usou um calibre de 16 linhas Angelus que funcionava durante oito dias sem ser necessário dar corda, característica obedecendo a requisitos dos comandos da Marinha italiana.

A tradição renasce agora, com o calibre P.5000, o novo movimento de carga manual com uma reserva de corda de oito dias e dois tambores. Ele passa a equipar o novo Luminor Marina 8 Days e o Luminor Marina 8 Days Oro Rosso.

Em cima, o Luminor Marina 8 Days - 44 mm., com caixa de aço. Vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 300 metros.


O Luminor Marina 8 Days Oro Rosso - 44 mm, com caixa de ouro vermelho. Vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 300 metros.

Anéis Furrer-Jacot na Boutique dos Relógios Plus, Avenida da Liberdade


A Furrer-Jacot, joalharia de fabrico suíço fundada em 1858 passa a estar disponível na Boutique dos Relógios Plus da Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Jean Jacques Arbenz fundou a empresa em 1858, em Schaffhausen, no norte da Suíça de língua alemã. Na primeira metade do século XX o negócio passa para Fritz Furrer, que em 1943 casa com Lucienne Jacot, natural da Suíça de língua francesa.


A Furrer-Jacot representa uma tradição com mais de 150 anos de joalharia personalizada, alianças desenhadas exclusivamente para casamentos, noivados, anéis comemorativos e de moda.

Cada anel é produzido individualmente e por encomenda – sendo o cliente responsável pela escolha de materiais, pela largura, pelo corte do diamante ou gravação.