Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

À procura de um Potts de torre e de imagens da "Valente Costa Cª"


Há mais de três anos, em Outubro de 2008, publicámos este post no Observatório dos Relógios Históricos de Lisboa, de que somos co-fundadores:

Alguém sabe onde parará um exemplar inglês de relojoaria de torre, da firma William Potts & Sons, de Leeds, importado pelo transitário Valente, Costa & Cª em 1912?


A máquina do relógio veio nessa altura acompanhada de três mostradores, possivelmente semelhantes ao que se vê na fotografia, com uma estrela formada por seis losangos desenhada no centro, como um vitral. Pode ser que no mostrador apareça William Potts & Sons ou, como era habitual, isso ser substituído pelo nome do importador, neste caso a casa Valente, Costa & Cª.


Já agora: A "Valente Costa, Cª" estava situada na Rua Visconde das Devezas, na Freguesia de Santa Marinha e, Vila Nova de Gaia. Há documentação referente à empresa em 1911 (arquivos da câmara de Gaia). Também há referência a uma " Valente Costa & Cª" nos arquivos do vinho em Gaia e Porto. 


Tratava-se pois de um transitário, dedicado essencialmente ao comércio do Vinho do Porto. Foi uma empresa fundada por Joaquim de Pinho e Costa – entrou para a Almeida & Valente, armazém de vinhos, como escriturário; mudou-lhe o nome para Valente, Costa & Cª quando se tornou principal proprietário "depois de grandes transformações e compra dos mais modernos equipamentos". Vendeu a quota na firma em 1917, e mudou-se para Carcavelos, onde funda a empresa Carcavelos Industrial e onde viria a falecer em 1956.Não encontro actualmente referências à Valente, Costa & Cª, pelo que deve ter desaparecido. Alguém me poderá confirmar isso?

Até agora, não conseguimos apurar mais sobre o assunto. Fomos hoje contactados por Aida Freitas Ferreira, que está a realizar um trabalho iconográfico sobre a "Valente, Costa & Cª" e nos pede mais elementos sobre esta empresa. Publicamos de novo o que sabemos, agora no Estação Cronográfica, na esperança de que, com a maior difusão que atingirá, se consiga avançar mais no assunto...

Ah..., e como tudo isto começou foi porque há um Michael Potts, que descende dos Potts de Leeds, e que está a fazer um levantamento de todos os relógios fabricados pelos seus antepassados espalhados pelo mundo...

Sem comentários: