sexta-feira, 30 de abril de 2010

Director Artístico dos relógios Audemars Piguet passa-se para a Hublot

Octavio Garcia, Director Artístico da Audemars Piguet, acaba de deixar a manufactura, para passar a ter as mesmas funções na Hublot, anuncia Gregory Pons no seu Business Montres. A ler aqui.

A análise de Gregory Pons fala sobre momentos difíceis na Audemars Piguet, desde que Georges-Henri Meylan deixou de ser o CEO da empresa e foi substituído por Philippe C. Merk (ex-Maurice Lacroix).

Octavio Garcia é o responsável pela modernização do icónico modelo Royal Oak e até criou um modelo com edição exclusiva para o mercado português, o Royal Oak Tapada de Mafra, cujas receitas reverteram em parte para a rearborização desse parque, vítima de incêndio. A Fundação Audemars Piguet mantém lá um programa de reflorestação.

Para ver a evolução do Royal Oak, ver aqui.

Sobre Octavio Garcia, que Estação Cronográfica conheceu aquando do lançamento do Royal Oak Tapada de Mafra, ler aqui.

Nicolas Hayek "confessa-se"

Inesperada e interessante entrevista de Nicolas Hayek ao Bonne Nouvelle, orgão mensal da Igreja Protestante do cantão de Vaud, na Suíça. Temas como o sentido da vida, a morte, a ecologia, são abordados pelo Presidente do maior grupo relojoeiro do mundo. A ler aqui.

Rara oportunidade para ver o H2 de Harrison

O National Maritime Museum, agregado ao Observatório Astronómico de Greenwich, Inglaterra, leva a efeito a 27 de Maio uma palestra subordinada ao tema Observar Harrison: um Contacto Directo com o Segundo Cronómetro de Marinha.

É a primeira vez em 50 anos que o célebre segundo cronómetro de Marinha de John Harrison será visto desmontado e montado, uma ocasião que não se repetirá no futuro próximo. Falará o Especialista Chefe em Horologia do Musedu, Jonathan Betts.

A informação:

27th May 2010
Times:18.30-20.30

Observing Harrison : a Close Encounter with the Second Timekeeper

Hear Senior Specialist in Horology, Jonathan Betts, talk about the dismantling and studying of Harrison's second marine timekeeper, H2, and see the timekeeper itself undergoing the research. This will be the first time H2 has been apart for over 50 years, an operation which is unlikely to be repeated in the foreseeable future, and so a once in a lifetime opportunity. The evening includes a drinks reception and a guided tour of the other Harrison timekeepers.

Para saber mais, vá aqui.

Chegado(s) ao mercado

Fossil. Calibres de quartzo, caixas em plástico, com cristais. PVP: 105 €

Newsletter de Abril de Horlogerie Suisse

O Opus X da Harry Winston ou a recorrente polémica sobre novas regras para o Swiss Made são alguns dos temas da Newsletter de Abril de Horlogerie Suisse.

Alta Relojoaria repensa o futuro

Paulo Coelho
Da esquerda para a direita: François-Paul Journe (de costas), Jean-Claude Biver, Franco Cologni, George Kern
Mais audácia, menos arrogância - foi assim que Franco Cologni, Presidente da Fondation de la Haute Horlogerie, sintetizou o dia de trabalho do II Forum do sector, ontem ocorrido em Genebra.

O antigo Presidente francês, Valéry Giscard d'Estaing, mas também o escritor Paulo "O Mago" Coelho foram alguns dos oradores.

O comunicado:

Fine Watchmaking rethinks its future

The 2nd Forum de la Haute Horlogerie, held on April 29th 2010 on the theme Time to Rethink, pinpointed the values shared by a profession that is condemned to excellence.

What are luxury's values? Has Swiss watchmaking put economic crisis behind it? How does it reconcile the Internet revolution with its traditional approach to communication and distribution? So many questions and so many challenges for a profession whose leading figures met on April 29th in Geneva at the 2nd Forum de la Haute Horlogerie, organised by the Fondation de la Haute Horlogerie (FHH) on the theme, Time to Rethink.

After 18 months of crosswinds which have left their mark on Switzerland's third-largest export industry, the good news first. Yes, the economic recovery is gaining traction, commented Rémy Bersier, member of the Bank Julius Baer Executive Board, and is pulling the watch sector with it, as export figures for March 2010 confirm (+33%). Yes, luxury will always exist. It is, in the view of Vincent Bastien, assistant professor at HEC Paris, "consubstantial to Man" and, as Valéry Giscard d'Estaing, former President of France, observed, the uppermost layer of economic activity, an expression of creative genius and a concentration of culture. Yes, Swiss timepieces are symbols of excellence, the work of a "bunch of maniacs," in the tongue-in-cheek words of the photographer Oliviero Toscani.

The digital explosion

This good news should not, however, mask the new paradigms of a changing world, particularly the role now played by the Internet and fast-growing social networks. "We're in the middle of a digital explosion," commented Frank Vivier, CEO of Columbus VC. "Internet is destroying traditional business models. Without an adequate response to what was, just a few years ago, viewed as an enemy; without a convergence of the virtual and material worlds, brands will get left behind." Not everyone is concerned about this development taking place alongside traditional distribution networks. For François-Paul Journe, e-commerce is "unthinkable and completely incompatible with my way of working. Personal customer relationships are part of luxury and something our margins must allow."

This is all the more true as collectors, Fine Watchmaking's foremost customers, are so many unique individuals with their own motivations, seeking intrinsic values, according to Thomas Mao, creator of ThePuristS.com, "which doesn't rule out using the Internet to get to know them better. They are potentially brands' best friends, thanks to the enthusiasm they can spread across the web. They can be their worst enemies too, if the product lacks integrity." This integrity, declared the author Paulo Coelho, must express itself through an honest and loyal approach that reflects the designer's soul.

Motivating factors

There are lessons to be learned from last year's crisis, as the writer Nick Foulkes pointed out: "not so much because of the crisis itself but for the decadence that came before it." Barely concealed by this arrogance were the difficulties encountered in production. As the economy recovers, will the same problems return, sparked by a shortfall in parts and movements? "If watchmaking is to lack a million movements in the more or less short term, this could be a good sign," commented Jean-Claude Biver, CEO of Hublot. "An additional motivation and proof that the luxury industry still has huge potential, infinite potential even in capitalist societies such as ours that create purchasing power."

"More audacity, less arrogance," summarised Franco Cologni, President of the FHH, in the face of what Pierre-François Unger, Geneva State Councillor in charge of the economy, referred to as "the terrorism of the instantaneous" that destroys values. Fine Watchmaking, which has overcome crises, wars and revolutions during its 250 year history, is on the cusp of a new century of change… availing itself of its assets as a "conferee of creation"!

Newsletter de L'Heure Asch (Abril)

Keith W. Strandberg, Editor Internacional da norte-americana Watch Journal e da suíça Europa Star, é o perito "de serviço" na newsletter de Abril da L’Heure AscH, um dos principais pontos de venda de Alta Relojoaria em Genebra.

A newsletter de L´Heure AscH consulta em cada número um jornalista internacional especializado no sector da Relojoaria e Estação Cronográfica é contribuinte dessa rede. Keith falou com Denis Asch sobre os mercados americano e suíço, o futuro das marcas independentes e o serviço pós-venda de relógios complicados.

O norte-americano Keith Strandberg, amigo de longa data de Estação Cronográfica, é jornalista freelance e um galardoado argumentista/produtor de filmes. Tem três filhos e duas filhas e vive na Suíça. Fala fluentemente chinês mandarim (muito melhor que nós).
A conversa entre Keith e Denis:

Keith W. Strandberg (KWS): How is the Swiss market?

Denis Asch (DA): There is still some hesitation for the purchase of big pieces but the Swiss market is getting better : during the first quarter of 2010, I started selling the big pieces I couldn’t sell at the end of last year. At BaselWorld, it was a good fair and the atmosphere was just like before. There might be a difference between what is really happening in the market and the feeling of the market. But the forecast is good and I am optimistic that 2010 will be ok.

DA: How is the US Market?

KWS: I felt the same kind of optimism at BaselWorld. The recovery has started, but the US market won’t truly recover until unemployment drops. With so many people out of work, people are reluctant to spend money on an expensive watch. Retailers are cutting back on expenses and staff. They are also trimming the number of brands they carry, focusing on the brands that are selling. Independent brands have a tough time ahead, as retailers are not really in a position to take on new brands right now. In addition, many retailers have been burned by new brands that have come in and then disappeared, leaving retailers holding stock that they can’t sell. So, they are understandably leery of investing in new brands.

DA: How do you think the future looks for independent brands?

KWS: Independent brands are important to the future of the watch industry. We need these companies to survive, so we have those ideas to talk about and their stories to tell. If all I had to write about was Rolex and Omega, the magazines wouldn’t be very interesting. I really hope that the best independent brands, the ones with true vision, true creativity and a legitimate story, survive. The watch industry would be less interesting without them.
What do you think?

DA: Most stores are afraid of carrying new brands. I think I was one of the first ones to dare to work with independent ones. And I have been successful with these new brands like Vulcain, where there is a real story to tell. But, when I started, the brands I was choosing had more originality, more authenticity. The last few years, there were more opportunists than artists. They believed that it was easy to make a new brand with any type of design, but it’s not just about the design, it’s also about the mechanics.

KWS: I completely agree. There are only a couple of examples where the level of marketing has matched the level of watchmaking expertise – like in the case of Patek Philippe. In most cases, the brands are driven by marketing or driven by watchmaking, and the other side suffers. But I must admit in the United States, you have to communicate to sell watches, more than anywhere else in the world perhaps.
Another problem is the service of the watches you sell. Is it a concern for you as we head into the future?

DA: Service is a huge issue. Everybody will complain about the price of service, they will compare the price of the repair to the price of the watch. It’s not only about the price, it is also about the delay. Most of the clients are ready to pay but they are not ready to wait. Some brands want their complicated watches to be serviced anywhere but at the manufacturer. The first brand to have created a really amazing worldwide organization was Rolex, they wanted to give the same quality and the same service worldwide. Their systems are fantastic – very organized - and they spent a lot of money training watchmakers.
Is the same true in the US?

KWS: I think the same is true in every part of the world. One of the issues is that there aren’t enough watchmakers to service all the mechanical watches that are sold around the world. In many brands mechanical watches represent 50% or more of their offerings, and these watches will all have to be serviced at one point or another.
Add to this the fact that - although many watchmakers do service and repairs during their training (and some of the best continue to work on vintage watches) - the best watchmakers don’t want to do routine service and repairs.

DA: As far as I am concerned, I had the chance to work in the Caribbean taking care of 25 brands : I worked on Rolex, AP, Cartier, Omega and others. It was a nice challenge to find what was wrong with the watch and to make the customer happy. For a young watchmaker it’s nice, and that was important to learn that for my job now.

Meditações - regularidade no espaço

Quanto mais um homem estiver imbuído da regularidade ordenada de todos os eventos, mais firme se torna a sua convicção de que não existe espaço algum à margem desta regularidade ordenada para causas de outra natureza. Para ele, nem a regra da vontade humana nem a regra da vontade divina existem enquanto causas independentes dos eventos naturais.

Albert Einstein

Chegado ao mercado

Rip Curl Detroit Midnight Charcoal Grey. Calibre de quartzo, caixa em aço. PVP: 149 €

Chegado(s) ao mercado

Seiko Premier Feeling. Calibres de quartzo, caixas em aço ou aço plaqueado a ouro, com diamantes. PVP: em cima, 550 €; em baixo, 695 €

As marcas de luxo valem quanto?

Lido no LH Consultoria:

Segundo um estudo elaborado pela empresa de pesquisa Millward Brown Optimor, a marca mais valiosa é a Louis Vuitton com um valor estimado de 19,8 mil milhões de dólares.

2º- Hermès ( 8.450 milhões dólares)
3º- Gucci ( 7.580 milhões dólares)
4º- Chanel (5.540 milhões dólares)
5º- Hennessy (5.360 milhões dólares)
6º- Rolex (4.740 milhões dólares)
7º- Moët & Chandon (4.280 milhões dólares)
8º- Cartier (3.960 milhões dólares)
9º- Fendi (3.200 milhões de dólares)
10º- Tiffany & Co. ( 2.380 milhões de dólares)

De salientar que a Louis Vuitton, a Henessy e a Moët & Chandon são marcas que pertencem ao mesmo grupo, LVMH, o maior do mundo em termos de luxo.

Chegado(s) ao mercado

Dara Jewels. Ouro branco e diamantes. PVP: pendente - 448 €; fio - 89 €; brincos - 1149 €; anel - 965 €. Linha especial para noivas.

Jaeger-LeCoultre no Iron Man 2

A Jaeger-LeCoultre está profusamente representada no filme IRON MAN 2, acabado de estrear.

Robert Downey Jr, na pele de IRON MAN, o inventor e milionário Tony Stark, usa vários relógios da manufactura, nomeadamente modelos AMVOX, Reverso e Master Grand Tourbillon.

Meditações - Eterno é o espaço

De onde vêm todos estes mundos? Vêm do espaço. Todos os seres provêm do espaço e ao espaço regressam: o espaço é, com efeito, o seu início, e o espaço é o seu fim último.

Os Upanixades, escrituras sagradas do Hinduísmo (coligidas entre 1000 a.C. e 600 a.C.)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cronos - Pilares do Tempo - a 6 de Maio, com o Público

Cronos - Pilares do Tempo, na sua 11ª edição, é o título de Relojoaria de maior tiragem e expansão no universo de língua portuguesa, tendo granjeado ao longo de mais de uma década o reconhecimento nacional e internacional, tanto junto do leitor como dos vários players do mercado.

Parceiro privilegiado nos contactos profissionais de fabricantes, distribuidores e retalho, Cronos - Pilares do Tempo tem mantido ao longo da sua existência uma presença institucional forte junto dos dois maiores certames da Relojoaria a nível mundial - Salão Internacional de Alta Relojoaria (Genebra) e Baselworld (Basileia).

Veículo de informações em primeira mão, Cronos - Pilares do Tempo constitui o palco mais nobre das novidades apresentadas pela indústria, o meio escolhido por CEOs das principais manufacturas para comunicarem com o mercado português.

Como habitualmente, falará da conjuntura nacional e internacional, das novidades que vão aparecer no mercado, em termos estéticos ou técnicos, das novas marcas presentes em Portugal.

Entrevistas em exclusivo a decisores nacionais e internacionais (como o Presidente da Patek Philippe, Philippe Stern), reportagens sobre grandes desenvolvimentos técnicos - novos materiais, novos mecanismos, e onde Cronos - Pilares do Tempo esteve presente, serão incluídas nesta edição.

A revolução do online, em termos de venda ou comunicação das marcas, bem como o novo fenómeno das redes sociais, que estão a agitar os mercados do Luxo e da Relojoaria, serão objecto de análise especial.

História, património, a perspectiva do consumidor, são abordagens que o suplemento de Relojoaria do Público volta a tratar, sempre com o rigor e a independência editorial que tem feito a diferença e tornado o Cronos - Pilares do Tempo no "regulador" anual por onde todos os outros suplementos "acertam os seus relógios".

Portuguesa ganha concurso Swatch internacional

A portuguesa Marta Vieira ganhou um concurso lançado pela Swatch internacional e, como prémio, vai a Londres, com um acompanhante à sua escolha, sendo convidados VIP no evento Swatch & Arts collection, que ocorre na próxima semana na capital britânica. (Estação Cronográfica também estará lá).

Chegado(s) ao mercado

Louis Vuitton Coeur. Nova colecção de joalharia - design onde o centro do coração se entrecruza, formando uma flor Monograma, e está preenchido com um motivo rendado em ouro rosa. Colecção constituída por dois pendentes – um mais pequeno que pende de uma fina corrente em ouro rosa e outro maior, com cordão em couro, uma pulseira – onde o coração em ouro se prende a um cordão de algodão cor de chocolate, e brincos. Preços a partir de 650 €.

Iconografia do Tempo

Composições gráficas de Laura Caeiro Vargas. "A frase é título de uma canção que eu conheci recentemente", diz ela a Estação Cronográfica. "Mas o sentido, para mim, ultrapassou a própria canção, pois acredito em 'janelas de Tempo' que podemos abrir ou fechar", explica.

"Na parte gráfica, está a minha janela, o meu testemunho, a minha interpretação pessoal sobre esta 'coisa' maravilhosa e fascinante que é o TEMPO".

Chegado(s) ao mercado

Breil Gear. Calibres de quartzo, caixas em aço, com cristais Swarovski. PVP: 195 €

Pandora com campanha de publicidade inédita

O Director Executivo de Marketing da Pandora Jewelry, o dinamarquês Mikkel Berg Bjerre, esteve esta semana em Lisboa, e Estação Cronográfica teve uma conversa com ele. Dela aqui daremos conta oportunamente.

MIkkel Berg Bjerre participou numa apresentação de produto num hotel da capital e tomou directamnete contacto com a campanha que durante vários dias a marca de joalharia Pandora leva a cabo em mupis espalhados pela cidade: a imagem de uma mãe na companhia da sua filha a “lançarem” bolas de sabão verdadeiras.

A campanha pretende criar uma interacção real com quem estiver junto desse mobiliário urbano. O objectivo é apresentar os mais recentes produtos Pandora no âmbito do Dia da Mãe.

Lê-se no manifesto da marca: "Quer se trate de uma mãe com quatro filhos a viver em Dallas, uma mulher de negócios em Estocolmo ou uma surfista descontraída na Austrália, a Pandora apela aos traços comuns que existem em todas as mulheres, desde a vulnerabilidade até à força, e todos os outros que se enquadram na personalidade feminina".

Nani na publicidade Hublot

Última edição do The Economist: anúncio de um dos retalhistas mais conceituados do mundo, a Beyer, de Zurique, ao Hublot Red Devil Bang, um cronógrafo automático em cerâmica, ouro vermelho e borracha que a marca fez em homenagem ao Manchester United, cuja equipa é conhecida como os Red Devils. À esquerda, o jogador português Nani.

Nova campanha de publicidade da Gucci

Nova campanha de publicidade dos relógios Gucci. Em cima, Peter Sellers e a mulher, Miranda Quarry.

Chegado ao mercado

Jaeger-LeCoultre Duomètre à Quantième Lunaire. Segundos foudroyantes, fases de lua para ambos os hemisférios, indicação de reserva de corda. Calibre Dual-Wing, de carga manual, decorado à mão, com dois tambores de corda independentes - um para medição do tempo, o outro para a indicação das funções. A sincronização das duas partes do movimento faz-se pelo mecanismo do ponteiro dos segundos foudroyantes, que é arrastado pelo escape. Caixa de 42 mm, em ouro rosa ou amarelo, estanque até 50 metros. A versão ouro amarelo é limitada a 300 exemplares.