Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 3 de setembro de 2022

O embuçado, o anão e a saudade... Zé Ramada Curto (1954 - 2020)

A notícia foi-nos dada hoje por um amigo comum. Morreu o Zé Ramada Curto, num acidente rodoviário, em Espanha. Veio-nos logo à memória umas irrepetíveis férias na Páscoa de 1972. A foto em cima, com o Zé ao centro, foi tirada na Serra da Estrela, onde fomos com a intenção de fazer treino de guerrilha... sim, eramos então todos guevaristas.

O Zé Ramada Curto e o Jorge Casaca, alunos do Colégio Militar, tinham saído, para integrar a turma do Liceu Passos Manuel que dava acesso a Direito - a chamada "Alínea E". E, com eles, traziam manuais rudimentares de treino militar, que nós iríamos levar à prática na região serrana, tendo ficado bem acantonados na residência que a família Alçada Baptista tinha na zona. O Pedro, um dos filhos do António Alçada Baptista, era também nosso colega e garantiu a logística.

Os ares da serra e as "primas" da Covilhã que, entretanto, foram aparecendo, esmoreceram de um dia para o outro o zelo revolucionário. E as noitadas passaram a ser de vinho tinto, chouriço assado e... fado.

Nesta última modalidade, destacou-se desde logo o Zé, que do alto dos seus quase dois metros, lançava o vozeirão (afinado) e debitava o inevitável Embuçado. Outro obrigatório no alinhamento era o Saudade, Silêncio e Sombra. Havia também um, satírico, que metia um anão e um gato, mas já não nos lembramos do nome. As gargalhadas do Zé eram também famosas, soltas em cascata e a transbordar de bonomia.

Seguimos na vida. O grupo da turma de Direito no Passos Manuel vai-se vendo. Num quotidiano facebookiano, reaproximámo-nos nos últimos anos do Zé Ramada Curto.

Até sempre, Zé!


Em 2016, num jantar da turma de Direito 1970 / 72. À esquerda, o Zé Ramada Curto; à direita, o Jorge Casaca.


O apontamento de imagens deixado online pelo Colégio Militar


Outra fotografia da Páscoa de 1972 na Serra da Estrela. Ao centro, sentado no muro, o Pedro Alçada Baptista

Sem comentários: