Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Em Plan-les-Ouates, Genebra, com os relógios Frederique Constant e a sua nova manufactura


Estivemos por estes dias em Plan-les-Ouates, polo industrial nos arredores de Genebra, onde estão instaladas várias manufacturas relojoeiras. O grupo Frederique Constant (que inclui ainda as marcas Alpina e Ateliers deMonaco), que já ali tnha construído uma unidade em 2006, duplicou agora a área, com uma nova ala.

Com 30 anos de existência, o grupo, fundado pelo casal holandês Aletta e Peter Stas, foi adquirido em 2016 pelo grupo japonês Citizen, mas os Stas mantém a direcção das operações na Suíça.

Em 2012, a Citizen já tinha adquirido a fábrica de calibres La Joux-Perret e a marca Arnold & Son, ambas também suíças. Em 2008, o maior grupo relojoeiro do Japão avançou para a compra do grupo norte-americano Bulova.

Para celebrar as novas instalações, a Frederique Constant lançou duas edições limitadas de um Tourbillon Perpetual Calendar Manufacture.



Com o acrescento de 3000 m2, a unidade de produção em Plan-les-Oates totaliza agora 6200 m2. No rés-do-chão, o visitante passa por uma Manufacture Experience, interactiva, descobrindo o universo do grupo e a filosofia de cada uma das três marcas, estando expostos modelos históricos e outros elementos que darão lugar a um futuro museu.

No primeiro andar, está agrupada toda a produção, enquanto no segundo estão os serviços administrativos e a Administração.

O objectivo é aumentar a actual produção anual de 160 mil relógios para 250 mil em cinco anos.






Foi em 2004 que a Frederique Constant lançou o seu primeiro calibre, tendo actualmente 29 movimentos fabricados in house, tanto para relógios mecânicos como modelos híbridos conectados.

A marca Frederique Constant continuará fiel à ideia com que foi fundada - luxo acessível, afirmou Peter Stas. A marca Alpina, com grande tradição nos relógios desportivos, irá apostar cada vez mais nos smartwatches, enquanto a Ateliers deMonaco prosseguirá na produção muito limitada de grandes complicações e de pesquisa e desenvolvimento, que será dois aplicado nas outras duas.

Na cerimónia estiveram presentes o Chairman do Citizen Group, Toshio Tokura, além de outros quadros do grupo nipónico.






O Classic Tourbillon Perpetual Calendar Manufacture tem caixa de 42 mm e vidro de safira na frente e no verso. Vem com um calibre automático da manufactura (FC-975), turbilhão e calendário perpétuo. Tem escape e roda de escape de silício. A versão de aço é limitada a 88 exemplares e a de ouro rosa a 30.













Em cima, com o Director de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Frederique Constant, o português Manuel da Silva Matos. Em baixo, o grupo português no evento - Diego Armès (GQ), Cesarina Sousa (Espiral do Tempo), Lucinda Gamito (Multicom) e Fernando Correia de Oliveira (Anuário Relógios & Canetas / Estação Cronográfica).

Sem comentários: