Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Relógios Zenith comemoram 50 anos do El Primero com triologia especial


O lendário cronógrafo de alta frequência El Primero comemora meio século de vanguarda e precisão e a Zenith oferece aos aficionados uma caixa comemorativa de aniversário contendo três cronógrafos com contadores tricolor emblemáticos. Uma reedição fiel ao primeiro modelo El Primero de 1969; um Chronomaster El Primero com movimento otimizado; e um Defy El Primero 21 a 1/100º de segundo: a trilogia de edição limitada a 50 peças "conjuga" alta frequência em vários tempos.

Foi a 10 de Janeiro de 1969 que a Zenith apresentou o primeiro cronógrafo automático dio mundo. Para isso, usou um calibre que baptizou de El Primero (O Primeiro em Esperanto, sublinhando a sua vocação universal). Este revolucionário calibre fazia 36 mil vibrações por hora (5 Hz). Além disso, tinha roda de coluna integrada, rotor central montado em rolamentos de esferas e mais de 50 horas de autonomia. Estas inovações técnicas fizeram dele, desde logo, o cronógrafo mecânico mais preciso do mundo, capaz de medir décimos de segundo.

Sobre a saga dos cronógrafos automáticos. um desenvolvimento da indústria relojoeira suíça ocorrido no início da chamada "crise doi quartzo", veja aqui.

A Zenith continuou, ao longo dos anos, a desenvolver cronógrafos automáticosde alta frequência, na linha do El Primero, e a caixa inclui um Chronomaster, com 60 horas de autonomia e capaz de medir centésimos de segundo.

O trio é completado com um Defy El Primero 21, que oscila a 360 mil vibrações por hora (50 Hz), dez vezes maior que o seu antecessor. Mede também centésimos de segundo.

A almofada vazia está reservada para o futuro El Primero, de muito alta frequência, capaz de medir milésimos de segundo e que a marca se compromete a entregar mos próximos anos, numa edição limitada de 50 exemplares, dando primazia a quem comprou o conjunto.




Lançados numa edição limitada de 50 peças, os três relógios de aniversário do El Primero, assim como a almofada vazia destinada a acomodar um futuro cronógrafo de 1/1000º de segundo, são apresentados numa caixa comemorativa que também simboliza a evolução e o futuro da Zenith no campo da alta frequência.

Sem comentários: