Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Os relógios Jaquet Droz e o Ano do Porco


Jaquet Droz Petite Heure Minute Porco, quatro versões de ouro rosa, que a marca disponibiliza numa série limitada. A versão para senhora apresenta uma caixa de 35 mm, com diamantes, enquanto a versão unissexo apresenta uma caixa de 39 mm, sem diamantes.

Em ambos os relógios foi usada a arte de pintura em miniatura para retratar um jovem Porco num campo de trigo. Aplicando uma das técnicas de assinatura da marca, a Jaquet Droz evoca a abundância e a prosperidade de um campo de trigo maduro, assim como a calma e bom senso do Porco que está diante dele, visivelmente desinteressado.

No verso do relógio, a massa oscilante dourada é gravada com um cenário semelhante. A gravação é a técnica dominante no segundo novo par destas peças de edição limitada: o Petite Heure Minute Porco. Aqui, um porco selvagem é retratado em frente a oito carvalhos. O número oito tem um especial significado para a cultura chinesa, que o vê como um número de sorte, mas também para a Jaquet Droz, cujo emblemático modelo Grande Seconde tem por base a estética do algarismo oito, símbolo do infinito. O impactante carvalho é um símbolo de poder, de longevidade e de força moral e física.

Ambos os modelos, de edição limitada, apresentam um mostrador de horas e minutos em ónix que cintila numa escuridão absoluta. Na primeira criação – um numerus clausus de 28 peças – a marca escolheu contrastar o ónix preto com uma caixa de 43 mm, em ouro rosa, apresentando também uma gravação em ouro rosa.

Na segunda criação, limitada a oito peças, uma caixa e gravação em ouro branco acentuam o ónix preto do mostrador. A caixa e asas de mola são cravejadas com diamantes. Em ambos os modelos, o javali é retratado em revelo na massa oscilante gravada, com uma aplicação de ónix a estabelecer o fundo.




Sem comentários: