Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 31 de março de 2016

Relógio Nomos Glashütte Minimatik distinguido com mais um Red Dot de design


O modelo Minimatik da Nomos Glashütte acaba de ser distinguido com o prémio de design Red Dot: Best of the Best, o quarto ano consecutivo que a marca consegue esta distinção.

O prémio na categoria Product Design para este relógio automático foi dado entre 5.200 produtos presentes (apenas 1,5 por cento consegue a distinção).

Da marca:

Minimatik, a watch designed for NOMOS Glashütte by Simon Husslein, won over the 41 experts: It was “created with an extraordinary feel for design and an eye for the highest precision,” says Professor Peter Zec, founder and CEO of the Red Dot Awards. This is already the fourth important prize in a row for the Minimatik model, following the Good Design Award, the iF Gold Award, and the accolade of Uhr des Jahres (Watch of the Year). “We still celebrate just like the very first time,” says Judith Borowski, head of branding and design at NOMOS Glashütte. The awards ceremony will take place on July 4, 2016 in Essen, Germany.

Zaha Hadid (1950 - 2016), os outdoors e os relógios Omega


A JCDecaux encomendou para Londres um outdoor de nova geração a Zaha Hadid. Os relógios Omega num suporte criado pela arquitecta agora falecida. Saiba mais aqui.


Aparos, 1903


(arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Janela para o passado - TLP introduzem o telefone automático em Portugal, 1930


Memorabilia - porta-documentos relógios Rolex


Chegado ao mercado - relógio Zenith El Primero Chronomaster 1969 Tour Auto Edition


Zenith El Primero Chronomaster 1969 Tour Auto Edition, em homenagem aos bólides clássicos do "Tour Auto Optic 2000", de que a Zenith é cronometrista oficial.

Há dois anos parceira do "Tour Auto Optic 2000", a Zenith apresenta uma série exclusiva de 500 cronógrafos El Primero dedicada a esta corrida automóvel clássica em território francês. No mostrador, as cores da prova.

Desde há 25 anos que o "Tour Auto Optic 2000" coloca em competição autênticos automóveis de colecção, num percurso de cerca de 2000 quilómetros, que liga Paris a Cannes. Entre os próximos dias 18 e 24 de abril, 240 concorrentes percorrerão as mais belas regiões de França, defrontando-se em estradas fechadas e em circuitos, ao longo das cinco etapas do percurso.

Só podem participar na competição os modelos de automóveis que tenham sido inscritos nesta prova histórica entre 1951 e 1973 e não podem ter sido alterados a nível de motor ou de carroçaria.

Inspirado nestes automóveis, o El Primero Chronomaster 1969 Tour Auto Edition é um cronógrafo automático de roda de colunas (calibre El Primero 4061, que bate a 36 000 alternâncias por hora). Âncora e roda de escape em silício. Autonomia de 50 horas.

Caixa em aço escovado, com 42 mm de diâmetro, dotada de uma coroa canelada e de dois botões redondos. Encimado por um vidro de safira convexo, mostrador cinzento ardósia, atravessado por linhas verticais em azul-branco-vermelho, numa referência ao estandarte francês do rali. Este toque tricolor encontra eco nos botões e no tridente dos pequenos segundos.

Estanque até 100 metros, a caixa com fundo transparente tem gravado o logótipo da corrida e revela uma massa oscilante decorada com "Côtes de Genève". Bracelete em tecido com linhas tricolores, dotada de um fecho de báscula triplo em aço.

Pilares do tempo - DCCLXIII - relógio em Szentendre, Hungria


Contributo de Filipe Correia de Oliveira


Revista do dia - Le Monde d'Hermès nº 68

Relógios Bell & Ross reforçam equipa para a América do Norte


O presidente e co-fundador da Bell & Ross, Carlos Rosillo, substitui Stacie Orloff e assume agora a responsabilidade total como presidente da Bell & Ross, Inc., América do Norte. Nestas funções, Carlos Rosillo será responsável pela orientação estratégica e pela direcção da Bell & Ross, Inc.

A Bell & Ross anuncia ainda que, com o objetivo de reforçar a nova gestão da marca, a partir do dia 4 de Abril, Kirk Aronson (ex-TAG Heuer) irá juntar-se à Bell & Ross, Inc. e assumir o cargo de vice-presidente da área de Vendas para a América do Norte.

Meditações - Mas o Tempo que sempre adiante corre...


[...] Mas o Tempo que sempre adiante corre,
dizia-lhe, inclemente:
- Caminha, segue em frente...
Todo o que pára, morre... [...]

Anónimo, in Almanaque de O Século para 1929 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

quarta-feira, 30 de março de 2016

Relógio de bolso, anúncio de 1903


(arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Relógio Breguet de bolso do fundador da France Press vai a leilão


Um relógio de bolso que pretenceu a Charles-Louis Havas (1783-1858), fundador da Agence France Press (AFP), vai em Maio a leilão, em Genebra.

A peça, assinada Breguet et Fils, é leiloada pela Christie’s a 16 de Maio, no Four Seasons Hotel des Bergues.

O relógio tem um calibre automático (invulgar em relógios de bolso) e é um repetição de quattoa, com indicação de horas, minutos, mês e reserva de corda. Trata-se de um dos calibres mais complicados alguma vez produzidos pela casa Breguet e estima-se que poderá ser licitado por mais de um milhão de euros.

Sobre Charles-Louis Havas, cujo início de carreira passa por Lisboa, leia mais aqui.

Janela para o passado - rádio Telefunken, 1930

Memorabilia - perfume, relógios e jóias Chanel

Pilares do tempo - DCCLXII - relógio em Szentendre, Hungria


Contribuição de Filipe Correia de Oliveira

Revista do dia - Watch Around nº 21

Meditações - Tempo à lareira

Horas passadas ao lume
de mãos dadas à lareira
ficaram como um perfume
para a nossa vida inteira!

João de Castro Nunes

terça-feira, 29 de março de 2016

Aneis de ouro com brilhantes de Bengala - só 5 marcos, 1903


(arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Janela para o passado - máquinas de escrever Remington, 1930

Memorabilia - perfume, relógios e jóias Bvlgari

Chegado ao mercado - relógio Zenith Academy Christophe Colomb Tribute to the Rolling Stones


Zenith Academy Christophe Colomb Tribute to the Rolling Stones. Edição limitada de cinco exemplares. Mais um fruto da parceria entre a manufactura suíça e a banda de rock, iniciada em 2014.

O mostrador do Academy Christophe Colomb Tribute to The Rolling Stones, de esmalte pintado à mão, tem iconografia do grupo (a célebre língua e os lábios vermelhos sobre um fundo branco – imagem criada em 1970 pelo artista John Pasche) e a Union Jack.

Da marca:

MOVIMENTO Movimento El Primero 8804, Manual Calibre 16½``` (diâmetro: 37 mm) Espessura: 5,85 mm Componentes: 308 Componentes 2: Gaiola giroscópica criada com 171 componentes Rubis: 45 Frequência: 36 000 alt./h (5 Hz) Reserva de marcha: Mín. 50 horas FUNÇÕES Pequenos segundos às 9 horas Horas e minutos descentrados às 12 horas Módulo autorregulador de controlo da gravidade às 6 horas Indicador de reserva de marcha às 3 horas CAIXA, MOSTRADOR E PONTEIROS Material: Ouro rosa Diâmetro: 45 mm Diâmetro de abertura: 38,60 mm Espessura: 14,35 mm / 21,40 mm (com vidro de safira convexo) Vidro: Vidro de safira convexo com tratamento antirreflexo em ambas as faces Fundo da caixa: Vidro de safira transparente Estanqueidade: 3 ATM Mostrador: Esmaltado Índices das horas: Dourados, aplicados Ponteiros: Dourados e facetados BRACELETES E FECHOS Bracelete em pele de aligátor castanha com forro de proteção em borracha Fecho de báscula triplo em ouro rosa Fecho opcional Referência: 18.2213.8804/55.C713 Edição limitada de 5 peças

Pilares do tempo - DCCLXI - relógio em Szentendre, Hungria


Contribuição de Filipe Correia de Oliveira

Revista do dia - MDT Máquinas del Tiempo nº 62

Meditações - ensaiando a Primavera

Tímida, uma rã
ensaia a primavera
com um coaxo

Stefan Theodoru

segunda-feira, 28 de março de 2016

Iconografia do tempo


Ilustração no Fliegende Blätter, 1903 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Janela para o passado - produtos de beleza Rainha da Hungria, 1930

Memorabilia - caneta-pen USB relógios Casio

Tem um relógio Jaeger-LeCoultre? Habilite-se a visitar a manufactura, na Suíça, com tudo pago


Passatempo em parceria com a Torres Distribuição e a manufactura suíça

Habilite-se a uma visita à Jaeger-LeCoultre

O Relógios & Canetas online, a comemorar três anos de existência, e assinalando os 20 anos da sua versão em papel (offline), quer continuar a dar prendas muito especiais aos seus leitores.

No âmbito das comemorações das duas décadas de existência do mais antigo título especializado em Relojoaria e Instrumentos de Escrita em Portugal, lançamos um desafio aos leitores que sejam possuidores de relógios Jaeger-LeCoultre.

Em parceria com a Torres Distribuição, representante da manufactura suíça no mercado nacional, e com a Jaeger-LeCoultre, vamos proporcionar uma viagem a Le Sentier, na Suíça, sede da Grande Maison, para um contacto directo com um dos mais lídimos representantes da tradição relojoeira.

A visita (de dois dias) será oferecida a três leitores do Anuário Relógios & Canetas online.

Para participar, basta ser possuidor de um ou mais relógios Jaeger-LeCoultre. Depois, é preciso fotografá-lo(s) e enviar a(s) foto(s) para anuariorelogioscanetas@gmail.com, acompanhada(s) de uma frase onde se fale do(s) relógio(s) em causa e os sentimentos que ele(s) lhe provoca(m).

A Torres Distribuição e a Jaeger-LeCoultre seleccionarão as três participações que considerem mais significativas e dentro do espírito da Grande Maison.

A visita será agendada para uma data algures em Junho. Inclui passagem de avião ida e volta Lisboa - Genebra - Lisboa, estadia na Suíça e refeições.

O prazo limite para participar é 31 de Maio. Não há limite de fotos a enviar, mas só haverá uma foto escolhida por participação e leitor. O resultado será anunciado nas redes sociais até 5 de Junho.

Relógios Rolex - a empresa com melhor reputação do mundo


A versão mais recente do Rolex Cosmograh_Daytona

A Rolex é a empresa com melhor reputação no mundo - conseguiu atingir 78,4 pontos numa escala de 100. O resultado é apresentado pelo Reputation Institute, na sua edição mais recente do inquérito Global RepTrak 100.

Este estudo mede a reputação das 100 empresas mais conhecidas, em 15 países e após mais de 61 mil entrevistas.

A Walt Disney Company e a Google com 78,2 e 78,1 pontos, respectivamente, ficaram em segundo e terceiro lugar.


Pilares do tempo - DCCLX - relógio em Szentendre, Hungria


Contribuição de Filipe Correia de Oliveira


Meditações - noite, dia e madrugada

Na vida nem sempre é dia
ou noite escura cerrada:
enquanto houver poesia,
será sempre madrugada!

João de Castro Nunes

domingo, 27 de março de 2016

Relógio de bolso Andreas Huber, 1903


Anúncio de 1903. Relógio de bolso com alarme. De Andreas Huber, relojoeiro de Munique. Com calibre Urania, empresa que ele fundou em 1865 e que introduziu na Baviera e em toda a Alemanha os primeiros relógios de bolso com coroa, em vez de chave. Sobre Andreas Huber, veja também aqui. (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Janela para o passado - rádio Atwater Kent, 1930

Pilares do tempo - DCCLIX - relógio em Visegrad, Hungria


Contribuição de Filipe Correia de Oliveira


Há 25 anos - a arte de Todié e o Tempo


A 27 de Março de 1991 era inaugurada em Paris uma exposição com trabalhos de Todie (Cristian Todié), numa "reinvenção da geometria do espaço e do tempo". Breve no Le Bijoutier (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Meditações - Mudança da hora

Pensa o homem que ao mudar
as horas de quando em quando
ao tempo tira o comando,
dele se estando a burlar!

João de Castro Nunes

sábado, 26 de março de 2016