Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Omega, "o relógio que dá constantemente a hora certa"


Propaganda Omega, anos 1930? (acervo Rodrigo Wenceslau Castelo-Branco Sarmento, Ourivesaria Sarmento)



Vogue Fashion Night Out Lisboa 2014 alarga-se à Baixa


É já no próximo dia 11 de Setembro que ocorre a 5ª edição do Vogue Fashion Night Out Lisboa. O Chiado, a Avenida da Liberdade, o Príncipe Real e a Rua Castilho servem de palco para as mais de 190 lojas participantes neste evento nocturno.

Este ano, a grande novidade é a extensão do VFNO à Baixa, com a Rua Augusta, a Rua do Ouro e o Rossio a assegurarem animação contínua

Pela primeira vez também, museus como o MUDE - Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo e Museu de S. Roque jumtam-se à iniciativa. Além de estenderem o seu horário até às 23h00, abrirão portas para as mais diversas promoções, exposições e animações.

Na Rua Augusta, a calçada portuguesa será o palco privilegiado para receber as mais diversas manifestações da Arte de Rua.

Haverá Arte de Rua entre as 19h00 e as 23h00 na Rua Augusta e no Rossio, com música, magia, fogo, graffiti e malabaristas. O LxMarket marca presença com o seu mercado tradicional, à semelhança do Príncipe Real, outro ponto importante no roteiro VFNO.

Janela para o passado... "não se deixe envelhecer", publicidade de 1932

Chegado(s) ao mercado - relógios Watx&Colors Stripes


Watx&Colors Stripes. Calibres de quartzo, caixas e braceletes de plástico, intercambiáveis. PVP: 45.90€

Relógio Montblanc Meisterstück Heritage Perpetual Calendar no pulso de Chris Pratt


Há dias, aquando da estreia do filme “Guardians of the Galaxy”, o actor Chris Pratt usou um relógio Montblanc Meisterstück Heritage Perpetual Calendar de ouro rosa.

Chegado(s) ao mercado - relógios Vostok Europe, Rocket N1 Tritium


Vostok Europe, Rocket N1 Tritium. Calibre automático (NH35A), com rotor bidireccional, caixa de 46 mm de diâmetro e 17 mm de altura, de aço cirúrgico, coroa de rosca, estanque até 200 metros. Vidro mineral de alta resistência (tipo K1), com 4,5mm de espessura e tratamento antirreflexo. Indicação de data, paragem de segundos para acerto mais preciso.



Mostrador com tubos de trítio nos índices e ponteiros, garantindo a máxima luminescência. A tecnologia, designada GTLS (Gaseous Tritium Light Source), é fornecida pela empresa suíça MB-Microtec. Ao contrário dos revestimentos luminescentes normalmente usados na relojoaria (Superluminova), os tubos de trítio não carecem de exposição prévia à luz para brilharem no escuro, uma vantagem que a Vostok demonstrou quando este mesmo modelo foi usado numa expedição à maior gruta do mundo (Krubera-Voronia) numa exploração a mais de 2 Km de profundidade e que demorou quase duas semanas.


Este modelo está disponível em seis variantes – três com bracelete de aço e outras tantas com bracelete de pele – e caixas de aço com e sem revestimento PVD preto. Em qualquer dos casos é ainda possível optar por braceletes de silicone ou de nylon (tipo NATO). Os preços sugeridos começam nos €339 para as variantes com caixa de aço escovado e bracelete de pele. As variantes mais caras são as que têm caixa e bracelete de aço revestida a PVD, cujo preço sugerido é de €519.





Tal como acontece com praticamente todos os relógios da Vostok Europe, também este Rocket N1 foi buscar inspiração ao acervo técnico e científico da ex-União Soviética. Neste caso, o N1 era um foguetão de porte semelhante ao norte-americano Saturno V e com o qual a URSS queria colocar os primeiros cosmonautas na Lua. Infelizmente, a fiabilidade deste veículo espacial estava (muito) longe do relógio com o mesmo nome e, após uma série de tentativas falhadas de lançamento, o projeto foi abandonado.

Design relojoeiro - relógio PXR-5, de Michael Young


O designer industrial britânico Michael Young relançou o seu relógio PXR-5, de venda exclusiva no Dezeen Watch Store. Ele foi um dos primeiros produtos vendidos no site, quando foi lançado, em 2010. Com calibre de quartzo e leitura digital, o PXR-5 tem pulseira de nylon Velcro, ajustável. Os dois botões à direita servem para acertar horas e minutos, o botão à esquerda serve para iluminar. Estanque até 30 metros. Caixa de aço dourado.


Iconografia do tempo - a "Semana do Trabalho Nacional", de 1931


Breve n'O Sempre Fixe, Novembro de 1931 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Em plena Grande Depressão, Portugal organizava de 9 a 14 de Novembro de 1931 a “Semana do Trabalho Nacional”. Um cartaz colorido, da autoria de Mário Eloy, incitava: "Evitai o desemprego comprando produtos portugueses".



Charge n'O Sempre Fixe, Novembro de 1931 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

De José Luís Cardoso, in Análise Social, citamos:

Destinado a demonstrar a todos os consumidores portugueses a excelência da indústria nacional e, por isso, a justificar a preferência que tais produtos deveriam merecer, este certame promocional viria a possibilitar a cooperação de diversas associações representativas dos diferentes sectores de actividade económica, numa demonstração da convergência de interesses para debelar a crise.

E as acções de propaganda assentavam em mensagens directas e chamamentos de forte subtileza política:
As Direcções das Associações Económicas interessadas na realização da Semana do Trabalho Nacional lançam ao público o seguinte apelo: Portugueses! Durante a Semana do Trabalho Nacional, isto é, de 9 a 14 do corrente mês, pelo menos não compreis um único artigo, um só objecto por mais insignificante que seja, e quer importe a satisfação de uma necessidade ou a satisfação de um prazer, que não seja português, inegavelmente nacional. Nisso vai empenhado o vosso orgulho e garantida a vossa utilidade [dn, 08-11-1931].

É muito belo pensar e dizer – “trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!» Mas é mais belo ainda, mais oportuno e mais prático, pensarmos e dizermos nós, os portugueses que vivemos sob a dura lei do trabalho manual ou intelectual: - ‘trabalhadores portugueses, unamo-nos! Auxiliemo-nos uns aos outros! Criemo-nos mutuamente as condições necessárias para que todos tenhamos trabalho e pão! [dn, 09-11-1931].


Prazo termina hoje - Quer experimentar um Opel Mokka de graça? Passatempo Relógios & Canetas online / Europcar


Termina hoje o prazo para participar. Leia a notícia deste passatempo. Para aceder à edição completa do Relógios & Canetas online de Julho, vá aqui ou aqui.

Meditações - gente de várias horas

The Hours of the Day and Night are taken up in the Cities of London and Westminster by People as different from each other as those who are Born in different Centuries. Men of Six-a-Clock give way to those of Nine, they of Nine to the Generation of Twelve, and they of Twelve disappear, and make Room for the fashionable World, who have made Two-a-Clock the Noon of the Day.

Richard Steele

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Última hora - grupo Kering adquire manufactura Ulysse Nardin


O grupo francês de luxo Kering (ex-PPR) acaba de anunciar a aquisição da manufactura relojoeira independente suíça Ulysse Nardin.

Ao adquirir 100 por cento do capital da Ulysse Nardin, o Kering fortalece um portefólio em relojoaria que já incluía a Gucci, Girard-Perregaux e JeanRichard.

A Ulysse Nardin passa a fazer parte da divisão de Relógios e Jóias do Kering, liderado por Albert Bensoussan, mas a sua direcção executiva maném-se.

O comunicado:

Paris (France) – Le Locle (Switzerland). Kering and Ulysse Nardin have signed an agreement for Kering to acquire 100% of the capital of Ulysse Nardin. The brand will join Kering’s ‘Luxury – Watches and Jewellery’ division, headed by Albert Bensoussan, and the management team will remain in place. The deal is subject to the consent of the competition authorities and should be finalised during the second half of 2014.

Founded by Mr Ulysse Nardin in 1846 with its roots in the nautical world, the eponymous watchmaking house was taken over and re-launched in 1983 by Rolf W. Schnyder who transformed it into a highly profitable business in a healthy financial position. The company benefits from a very strong brand identity based on its historical expertise in marine chronometers and ultra-complication watches. Ulysse Nardin has long been one of the most innovative independent watchmakers. The brand was a pioneer in the use of cutting edge technologies and state-of-the-art materials like silicium, which today ensures that it has the in-house expertise, particularly in regulating systems, to produce its own components. Its coherent range of watches positioned in price segments that are growing and its efficient distribution network are also major assets.

This acquisition constitutes a structural development enabling Kering to strengthen its ‘Luxury – Watches and Jewellery’ division with a clearly positioned business that complements its other brands. Over and above the opportunity for Ulysse Nardin’s geographical expansion, especially in the Asia-Pacific region, it will enable the deployment of the numerous synergies linked to Ulysse Nardin’s technical and industrial expertise and its excellent distribution network – contributing to accelerate the growth of the whole division.

François-Henri Pinault, Kering’s Chairman and CEO, stated: “Ulysse Nardin benefits from a rich heritage, high profitability and solid growth prospects. Independent high-end watchmaking manufactures are rare. This is an opportunity that we had to seize, particularly because this structural acquisition will enable us to take advantage of numerous synergies with our existing brands. We have great ambitions for this company and we will help it continue its international expansion whilst staying faithful to its roots and its identity. In this regard, I am pleased that Mrs Schnyder accepted to remain a member of its board of directors. I have long admired Ulysse Nardin and I am delighted that this brand is joining our ‘Luxury – Watches and Jewellery’ division.”

Mrs Chai Schnyder, Chairman of Ulysse Nardin’s Board of Directors, stated: “Joining Kering is an opportunity for Ulysse Nardin. It will allow the brand to carry on with its international expansion and continue to innovate, while assuring the long-term future of its knowledge and expertise and the retention of its identity. I am delighted that Ulysse Nardin has found the best partner in Kering.”

About Ulysse Nardin

Swiss Watch Manufacturer Ulysse Nardin, founded in 1846, has been dedicated to excellence for over 168 years in manufacturing mechanical watches. Among the most reliable ever made, Ulysse Nardin's marine chronometers are still sought by collectors around the world. Ulysse Nardin continues to be in the forefront of watchmaking technology by pioneering new materials in manufacturing high precision movement components and most innovative timepieces equipped with in-house created and manufactured calibers.

About Kering

A world leader in apparel and accessories, Kering develops an ensemble of powerful Luxury and Sport & Lifestyle brands: Gucci, Bottega Veneta, Saint Laurent, Alexander McQueen, Balenciaga, Brioni, Christopher Kane, McQ, Stella McCartney, Tomas Maier, Sergio Rossi, Boucheron, Dodo, Girard-Perregaux, JeanRichard, Pomellato, Qeelin, Puma, Volcom, Cobra, Electric and Tretorn. By ‘empowering imagination’ in the fullest sense, Kering encourages its brands to reach their potential, in the most sustainable manner.

Present in more than 120 countries, the Group generated revenues of €9.7 billion in 2013 and had more than 35,000 employees at year end. The Kering (previously PPR) share is listed on Euronext Paris (FR 0000121485, KER.PA, KER.FP).

Há 20 anos - publicidade relógios Breitling



Publicidade Breitling, Relógios e Jóias nº2 Jul.Set. 1994 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Chegado ao mercado - relógio Grieb & Benzinger Pharos Al Arab Imperial


Os alemães Grieb & Benzinger, especialistas em esqueletização de alta relojoaria, acabam de realizar mais uma encomenda para um cliente no Médio Oriente, o Pharos Al Arab Imperial. A peça que seguiu para os Emiratos Árabes Unidos inspira-se no Mar Arábico, com as suas águas muito límpidas e em vários tons de azul, do turquesa ao safira, reflectindo chispas douradas de sol.

O Pharos Al Arab Imperial tem caixa de ouro rosa, com 66 diamantes na luneta. Mostrador do tipo regulador, com horas, minutos e segundos descentrados. Mostrador guilloché, revestido a azul, mudando de cor consoante a iluminação. Calibre de carga manual, esqueletizado, com platina azulada. Decoração ao estilo Grieb & Benzinger, feita à mão. O preço ronda os € 82`000.

Chegado(s) ao mercado - relógios Hermès Faubourg


Hermès Faubourg. Calibre de quartzo, caixa de 15,5 mm, de ouro rosa, branco ou amarelo, com ou sem diamantes. A pulseira pode ser de cetim, pele ou ouro.


Chegado(s) ao mercado - relógios Marc by Marc Jacobs. Colecção Slim


Marc by Marc Jacobs. Colecção Slim. Relógios com calibres de quartzo, caixas e braceletes de aço ou aço dourado. PVP: 199€ ou 249€, respectivamente


Já só tem 2 dias para participar - Quer experimentar um Opel Mokka de graça? Passatempo Relógios & Canetas online / Europcar


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Relógios Maurice Lacroix mantêm-se representados pela Ribeiro Coutinho


A Maurice Lacroix "é representada em Portugal pela Ribeiro Coutinho Lda e continuará a ser no futuro", garantiu a Estação Cronográfica o International Area Sales Manager da marca suíça, Christian Leiggener.

Como ontem anunciámos em primeira mão, a Oris, uma das marcas até agora no portefólio da Ribeiro Coutinho, passará a ser importada para o mercado português pela Torres Distribuição.

Fontes do mercado consultadas por Estação Cronográfica avançavam também a hipótese de outras marcas importadas pela Ribeiro Coutinho passarem para outros representantes. Pelos vistos, pelo menos a Maurice Lacroix mantém-se com o mesmo representante para Portugal.

Meditações - ver o tempo a passar

O tempo ver passar
sem querer inquirir
para onde se quer ir
ou se pretende estar
é a pura maldição
da humana condição
que importa corrigir
para um qualquer sentido lhe encontrar!

João de Castro Nunes

terça-feira, 29 de julho de 2014

Relógios Panerai - pulseiras coloridas


Officine Panerai, nova colecção de correias coloridas de pele de crocodilo, com onze variações: uma gama constituída por oito correias com acabamentos semimate e três com acabamentos brilhantes. Pela primeira vez, uma versão em branco foi acrescentada à gama de correias de crocodilo semimate que já existiam – vermelha, verde, azul, rosa, bordeaux, laranja e amarela. Outra estreia, a introdução de novas correias coloridas com acabamentos polidos, disponíveis em tons mais intensos de vermelho, rosa escuro e roxo.

Chegado(s) ao mercado - relógios Lorus


Lorus, calibres de quartzo, caixas de aço, estanques até 100 metros, braceletes de borracha ou aço. PVP: 79 €


Em primeira mão - relógios Oris passam a ser representados em Portugal pela Torres Distribuição


No ano em que comemora 110 anos, a Oris muda de representante em Portugal. A histórica marca suíça passa a ser representada pela Torres Distribuição, deixando a Ribeiro Coutinho Lda de o fazer.

Segundo apurou Estação Cronográfica, outras marcas representadas até agora pela Ribeiro Coutinho também mudarão de representante. Todas as do Grupo Festina deverão passar a ser distribuídas por uma empresa do norte do país, enquanto a Maurice Lacroix poderá passar a ter representante a partir de Espanha.


Aspecto da fábrica da Oris, em 1953


Anúncio Oris de 1942


Aspecto da fábrica em 1945



Para assinalar o 110º aniversário, a Oris lançou uma edição limitada, equipada com um calibre de manufactura, de carga manual e autonomia de dez dias.



Anúncio Oris de 1969 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)