Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Crónica na Espiral do Tempo / Visão online

A crónica de Março de Estação Cronográfica no blog Espiral do Tempo e na Visão online versa as andanças nipónicas da relojoaria mecânica ocidental, mais uma vez introduzida no país pelos portugueses, especialmente os jesuítas.

Os portugueses tinham chegado em 1543 ao extremo sul do arquipélago japonês, Tanegashima, trazendo consigo outro instrumento revolucionário – a espingarda, acontecimento que ainda hoje é celebrado na zona, em festival anual.

Em 1551, aquando da chegada de São Francisco Xavier ao Império do Sol Nascente, a estratégia foi semelhante à usada em Macau: o missionário levava, entre vários presentes para impressionar os senhores locais, um relógio.

Pode ler mais aqui ou aqui.

Montblanc faz festa em Hollywood

Aproveitando a noite dos Oscares, a Montblanc organizou este fim-de-semana, na Soho House em Hollywood, uma festa juntamente com Harvey e Bob Weinstein, a fim de celebrar “The Weinstein Company’s Academy Award Nominees” e a nova parceria da Montblanc com a Fundação Princesa Grace.

Foram numerosos os VIPs presentes no cocktail organizado pela marca de luxo. Nomes como Jennifer Lopez, Marc Anthony, Colin Firth, Michelle Williams, Helena Bonham-Carter, Eva Mendes, Geoffrey Rush, Javier Bardem, Penelope Cruz, Mick Jagger, Naomi Watts and Liev Schreiber, Jane Fonda, Joan Collins, Hugh Laurie, Rachel Zoe, Jason Statham, Elsa Pataky, Ana de la Reguera, Tom Hooper marcaram presença no evento.

Alicia Hall

Colin Firth

Helena Bonham Carter

Jennifer Lopez

Marc Anthony e Darren Aronofsky

Reneé Zellweger

Valentino

Estação Cronográfica arguente em Mestrado na Faculdade de Letras de Lisboa

Lúcia Maria Rodrigues Marinho, do Instituto de História de Arte, defendeu há dias a sua Tese de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Estação Cronográfica foi membro do júri e coube-lhe o papel de arguente.

A Tese de Lúcia Marinho, intitulada "Guardiães do Tempo, A Arte da Relojoaria na Colecção da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves", um trabalho de 465 páginas, faz o levantamento do acervo relojoeiro da instituição e contextualiza o percurso da Humanidade na sua senda de medição do Tempo.
Presidiu ao júri o orientador da dissertação, Professor Doutor Vítor Serrão, Catedrático de História da Faculdade de Letras da UL e, além do arguente, Estação Cronográfica, estiveram presentes os dois co-orientadores da tese, o Professor Fernando Grilo e o Comandante Luís Couto Soares.
Da esquerda para a direita: Professor Doutor Fernando Grilo, Comandante Luís Couto Soares, Professor Doutor Vítor Serrão, Fernando Correia de Oliveira

Lúcia Marinho, que vinha com uma média de 17 valores, recebeu pela sua dissertação 18 valores, nota final do seu Mestrado.

Estação Cronográfica abordará em breve aspectos inéditos que esta tese trouxe para uma História do Tempo e da Relojoaria em Portugal.

Calendários

Calendário para 1984, Mazal Jóias, Porto

Chegado ao mercado

Gatto, linha Signos, Peixes. Medalhão em madrepérola, com imagem do signo cravada em ouro amarelo. Corrente em ouro amarelo.

Paperblanks para o Dia do Pai

Paperblanks. Sugestões para o Dia do Pai. Cadernos de notas Grolier (em cima) e Chopin (em baixo. Vários tamanhos. PVP: 16,10 a 35,24 €
Jean Grolier (1479-1565) foi um dos coleccionadores de livros mais exigentes da história, e o primeiro a desenvolver um estilo decorativo único que se tornou num dos mais imitados em todo o Mundo. Possuiu uma das maiores e mais ricas bibliotecas particulares.

A Paperblanks presta uma homenagem ao artista com uma colecção de blocos de notas fascinante, em que as capas representam uma criação em couro castanho com um design entrelaçado de linhas finas, relembrando ouro, e motivos florais que preenchem uma estrela de seis pontas.

Apesar da sua curta vida, Frédéric Chopin (1810-1849) possuiu uma incomparável força criativa e construiu um enorme legado. O compositor inventou formas musicais como a balada e revolucionou muitas outras incluindo a sonata de piano, a valsa ou os estudos. A Paperblanks apresenta na capa desta colecção o manuscrito da ‘Polonaise in A-Flat Major’, Op. 53, composta por Chopin em 1842.

Agenda - Salões EPHJ-EPMT, Lausane

Decorrem de 24 a 27 de Maio, em Beaulieu, Lausane, Suíça, os Salões profissionais EPHJ-EPMT, o primeiro(Relojoaria-Joalharia) a comemorar 10 anos, o segundo (Micro-tecnologias) cinco.

A mais importante manifestação suíça do seu género, com mais de 600 expositores, dos quais 20 por cento estrangeiros.
Para saber mais, vá aqui.

Kirsten Dunst na campanha Mon Jasmin Noir da Bvlgari

Da marca:

Kirsten Dunst stars in Bulgari’s new fragrance advertising campaign, Mon Jasmin Noir.

An eclectic actress and alluring international style icon, Kristen Dunst interprets the Mon Jasmin Noir woman in a unique setting, a blend of nature and culture, that expresses the essence of the new fragrance and at the same time prestige and creativity of the brand.

The new campaign, shot by photographers Mert Alas and Marcus Piggott, is inspired by Bulgari’s Mediterranean Eden theme: an imaginary place where history, fantasy, and dreams combine. A paradise immersed in warm amber light that transforms a classical 16th century Italian-style garden into an almost imaginary setting full of enchantment and seduction.
This unexplored space vibrating with vivid colors, luxurious fabrics, and soft, sensuous shapes comes to life through one of the strongest and most distinctive symbols of the the Bulgari style: the lion. Its majestic nature and nobility evoke the magnificent and timeless allure of the brand and also express proud, charismatic beauty.

The extraordinary protagonist of this contemporary fairytale, Kirsten Dunst turns into an unusual Botticelli-style figure interpreting the young Mon Jasmin Noir woman. Her intriguing yet delicate gaze implies vivacious, instinctive femininity. The translucency of her skin – gently accentuated by transparent veils – elegantly blends with the dazzling shades of gold and precious stones that adorn her, emphasizing her graceful yet seductive pose. Her exuberant and vital beauty transcends an irresistibly magnetic radiance that culminates in the dazzling facets of the “jewel” she holds in her hands: her perfume, Mon Jasmin Noir.

The new Mon Jasmin Noir campaign – on air April 2011.

Photographers: Mert Alas e Marcus Piggott
Location: Pasadena, Los Angeles
Set designer: Thomas Thurnauer
Stylist: Julia Von Boehm
Make-up: Yumi
Hair: Renato

Kirsten Dunst wears ring and earrings from the High Jewellery Collection in yellow gold with pink sapphires, diamonds, peridots, and mandarin garnets. She also wears two B.zero1 bracelets in pink gold and in white gold with diamonds, a Serpenti bracelet in white gold with full pavé, a B.zero1 ring in pink gold and ceramic and a sautoir necklace in pink gold with ceramic “beads” and amethysts from the new “Mediterranean Eden” collection.

Swatch revela colecção Jeremy Scott na Moda Lisboa 2011

Pelo segundo ano consecutivo a Swatch estará presente na Moda Lisboa 2011 como patrocinador oficial do evento.

Aproveitando a ocasião, a Swatch apresentará a nova colecção Jeremy Scott for Swatch, uma linha especialmente desenhada para a marca pelo designer norte-americano.

São três os modelos criados por Jeremy Scott, todos na linha New Gent. Vêem em embalagem especial, edição limitada a 777 conjuntos. Mas também podem ser comprados individualmente. Calibres de quartzo, caixas e braceletes em plástico. Os nomes? Winged, Lighting e Opulence. É fácil dizer qual é cada um deles. PVP: 52 euros cada. Não dispomos do preço para o set especial.
Estação Cronográfica estará na próxima semana em Paris, para o lançamento mundial destes relógios, bem como dos restantes modelos da Art, Fashion & Sport Collection da Swatch.

Março

Calendário Expresso 2011, grátis, com a edição de 08/01/11 (clique nas imagens para aumentar)

Pré-Baselworld 2011 - Saint Honoré Worldcode Automatic

Saint Honoré Worldcode Automatic. Calibre automático, caixa em aço, de 41 mm, estanque até 50 metros.

Zenith entra na The Watch Avenue

A Zenith acaba de entrar no espaço virtual da The Watch Avenue. Pode visitar a marca aqui.

Bentley bate (com Breitling) recorde de velocidade na neve

Um Bentley Supersports acaba de estabelecer um novo recorde mundial de velocidade na neve. Perto de Oulu, no norte da Finlândia, uma versão especial do Bentley Continental GTC Supersports andou a 205.48 mph (330.695 km/h), ultrapassando assim o anterior recorde, que pertencia desde 2007 também ao construtor britânico, com um Continental GT. O evento realizou-se a temperaturas extremas, entre os -30º e os -20ºC

Como todos os modelos da linha Continental, desde 2002, o Supersports está equipado com um relógio de tablier Breitling. O piloto que bateu o recorde, Juha Kankkunen, tinha no pulso uma edição limitada do Bentley Supersports Light Body, um relógio com caixa em titânio, um dos novos modelos da linha Breitling for Bentley. Este cronógrafo automático, cronómetro certificado COSC, será uma das novidades a apresentar pela marca na Baselworld 2011.

Relógios Zenith combate falsificações com tecnologia Bubble Tag


Lido no Luxury Daily:

Luxury Swiss watch manufacturer Zenith is fighting to protect its brand from counterfeiting with Prooftag’s Bubble Tag technology.

Bubble Tag ensures security, traceability and durability of all its endorsed products. The Bubble card that comes with each watch allows Zenith customers to verify the authenticity of the piece before or after purchase.

“Bubble Tag is a way to secure products and documents around the world,” said Frank Bourrières, marketing and sales director at Prooftag, Montauban, France. “It is really regarded as a very secure technology.

“Each Bubble Tag is different, it’s like a human fingerprint,” Mr. Bourrières said. “The products are recorded through a database to create a link between the consumer and the brand.”

Prooftag develops security and traceability solutions for use in brand protection and the certification of documents.

Bubble Tag has been instrumental in numerous cases of brand protection for watchmakers and jewelers.

Every watch produced by Zenith since June 2010 has come with a Bubble card.

Unforgettable imprint

The Bubble Tag is a transparent layer of polymer that is impossible to replicate. It is associated with a unique identifier, like a bar code.

Self-generated bubbles appear, which essentially form a constellation is the basis of the identity given to the product or document.

Bubble tag

All watches produced by Zenith have a Bubble Card, which provides consumers with the identification numbers exclusively for the watch.

After the watch is purchased, the Bubble Tag is recorded in an authentication database.

Bubble Tag flow chart

The recording becomes accessible over the Internet after the owner enters a description of the product.

Consumers can verify the authenticity of the watch and give their contact information to establish a direct relationship with Zenith.

“When the consumer wants to control the tag visually, they can go online,” Mr. Bourrières said. “This way, we create a unique link between the brand owner and the consumer.

“It is very different from anything on the market,” he said.

Spot a fake

Counterfeiting has become a significant problem for luxury brands. For companies, it means a loss of revenue, damage to the image of the counterfeited products and the reputation of the brand.

The luxury industry is fighting back to protect its brands and guarantee product authenticity to its customers.

Louis Vuitton, Tiffany & Co. and Fendi are just a few of the brands in wars against those selling – or permitting the sale of – knock-off items that look like luxury goods (see story).

According to estimates by the Swiss Customs Service, there are about 30 to 40 million counterfeit watches put into circulation each year. Rolex is the No. 1 counterfeited watch.

“Consumers are more aware about counterfeiting and they are looking to be reassured when they buy something,” Mr. Bourrières said. “The Bubble Tag is a way for consumers to get in touch with the brand.

“It is a piece of technology that is highly secure but also a powerful marketing tool,” she said. “It is about the trust of the brand, and this system reassures consumers.”

Chegado ao mercado - relógio Marc Ecko The Prescott

Marc Ecko The Prescott. Proposta da marca para o Dia do Pai. Cronógrafo de quartzo, caixa em aço. PVP: 199 €

Pré-Baselworld 2011 - Manufacture Rudolfe Cattin Witness Tourbillon Squelette

Manufacture Rudolfe Cattin Witness Tourbillon Squelette. Calibre de carga manual, esqueletizado, turbilhão. Caixa de 45 mm, nas versões aço, ouro branco ou rosa, todas em edições limitadas a 10 exemplares cada.

Gil Sousa Joalheiro para Dia da Mulher

O "teaser" do Joalheiro Gil Sousa para 8 de Março, Dia da Mulher

Pré-Baselworld 2011 - Ellicott Mach One Skymaster Aviator

Ellicott Mach One Skymaster. Calibre automático, caixa de 44x54 mm, em aço e fibra de carbono, com revestimento DLC (Diamond Like Carbon), estanque até 50 metros.

Relógio Seiko Benfica edição limitada

A Seiko e o Sport Lisboa e Benfica lançam uma edição limitada de um relógio, comemorativa dos 50 anos de Conquistas Europeias do actual campeão nacional.

Em edição limitada e numerada de 300 peças, o Seiko Benfica é um cronógrafo de quartzo, com alarme, taquímetro, duplo fuso horário e indicador de dia do mês. Apresenta ainda ponteiros luminescentes, vidro de safira anti-reflexo e uma bracelete em poliuretano.

No mostrador, além do emblema do Benfica, pode ainda ver-se o logótipo alusivo aos 50 anos de conquistas europeias. Cada relógio é entregue num estojo especial acompanhado de certificado de autenticidade assinado pelo Presidente do clube, Luís Filipe Vieira. PVP: 495 €

Chegado(s) ao mercado - relógios Adidas



Adidas. Calibres de quartzo, caixas em plástico e aço. PVP: cronógrafos, 112 €; simples, 102 €

Bvlgari lança perfume “Mon Jasmin Noir”

Há dias, no âmbito da semana da moda de Milão, foi apresentado o novo perfume Bvlgari, “Mon Jasmin Noir”, cuja campanha tem como protagonista a actriz Kirsten Dunst. No evento, ela usou jóias Bvlgari: brincos de diamante e um anel da colecção Serpenti. (fotos Getty Images)