Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 10 de abril de 2010

Pista da semana - o Museu do Relógio, em Serpa

O Museu do Relógio, em Serpa, tem patente até 31 de Julho uma exposição temática: "Relógios Mecânicos entre 1910 a 1970".

São cerca de 250 peças produzidas entre essas datas, "estando todas em perfeito estado de conservação após terem sido restaurados na Oficina de Restauro do Museu", refere a instituição.

O período em análise caracteriza-se pela transição dos relógios de bolso para os de pulso.

"Estes relógios de pulso mecânicos de corda manual tiveram o seu apogeu até á década de 70, sendo depois destronados pelos relógios de movimento automático e posteriormente pelos de quartzo", diz o Museu.

"Durante a visita, poderemos ver desde pequenos relógios de bolso que foram adaptados ao pulso, apreciar os primeiros relógios propositadamente fabricados para usar no pulso, acompanhar a evolução do desenho e tendências dos relógios ao longo de 60 anos, recordar os "velhinhos" Cauny que eram regalo quando um filho terminava a 4ª classe ou admissão no Liceu entre muitos mais", diz o Museu.

"No que respeita à origem, muitos são provenientes de países como a Suíça, França, Inglaterra, Rússia, E.U.A. etc. Poderemos encontrar em exposição também algumas marcas de prestígio como a Jaeger-LeCoultre, Cartier, Zenith, Longines, Tissot, Omega, Girard-Perregaux entre outras e apreciar a sua evolução neste período".

O Museu do Relógio foi fundado em 1972. Pode saber mais pormenores aqui.

A pista da semana é, pois, o Museu do Relógio e, porque não? - Serpa, vila implantada na margem esquerda do Guadiana.

4 comentários:

Vicktor Reis disse...

Caro Fernando

Estivémos por lá o ano passado... simplesmente magnífico...

Na oportunidade, à conversa, falámos no excelente trabalho que o meu amigo tem realizado em prol do saber do TEMPO.

Um abraço.

Fernando Correia de Oliveira disse...

olá, meu caro
obrigado
abraço

Anónimo disse...

olá amigo meu nome estevam estou com um relogio zenith,acredito que é um modelo bem antigo não sei nada sobre ele na maquina está escrito zenith le locle suisse n°27350 a maquina está inteira.como faço para enviar uma foto?

Fernando Correia de Oliveira disse...

pode enviar fotos para o mail allaworldontime@gmail.com